quinta-feira, 30 de junho de 2016

Luma

.

Luma é um nome que, apesar de curtinho e moderno, dá um trabalho danado para destrinchar a origem e o significado. O Dicionário de Nomes Próprios é um site brasileiro que fala que Luma é uma variante de Luna, mas está total e completamente errado. 

Mas vamos dar crédito ao site, que pelo menos tentou pesquisar: na alternativa 1) é possível que derive da palavra “lumo”, em esperanto, que significa “luminoso”; 2) Ou também, da palavra “idazluma”, que quer dizer “caneta-tinteiro” em basco; Apesar de ambos serem igualmente improváveis, valeu a tentativa.

Assim sendo, temos que dizer aos pretensos pais de uma Luma, que a origem desse nome é bastante incerta. Embora Luma seja um gênero botânico da família Myrtaceae, e também uma aldeia de Samoa Americana, é bem complicado dizer com certeza categórica qual é seu significado e origem.

Luma é um bom, nome, simples, identificável, não tem duas ou mais grafias, tem boa sonoridade, e o mais importante: não é um simples apelido/diminutivo, é um nome de verdade. A Shamaim, moderadora do fórum “Ideias, Dúvidas e Palpites de Nomes”, do BabyCenter Brasil e colabora do Por Trás do Nome esclareceu em um dos tópicos o significado de Luma através das suas pesquisas:

Luma é um nome legítimo sim, embora muito raro - é usado em árabe, e num único site encontrei o significado como "pôr do sol", mas não tenho como corroborar essa alegação, pode estar totalmente errada (até porque encontrei a mesma palavra no título de uma gramática árabe, sendo bem criativa na pesquisa). Luma também é uma medida do brilho (claridade) de uma imagem, e, em romeno, o substantivo simples "Luma" quer dizer "mundo"”. (Ideias, Duvidas e Palpites de Nomes)

Indo mais além na pesquisa, descobri que "luma" é uma espécie de subdivisão da moeda armênia, o "dram armênio", equivalente, suponho, ao nosso "centavo". 

A facilidade de compreensão e escrita, e o fato de não gerar nenhum tipo de constrangimento são pontos muito favoráveis. Além disso, pode funcionar como um bom curinga em vários compostos. 

Além disso, Luma é um dos nomes com “L” que mais carregam originalidade de escolha no momento. Isso por que ele não entrou em nenhum ranking de nomes do BabyCenter e possui apenas 63 registros na lista da Arpen/SP de 2015 (correspondente ao estado de São Paulo). Em 2014, o número tinha sido de 61 registros.

Em termos gerais, segundo o IBGE, Luma é o nome de 10.289 pessoas (Nomes no Brasil, Censo 2010). Isso faz dele o 904o nome feminino mais usado no país de 1930 a 2010. O estado onde é mais fácil encontrar pessoas chamadas Luma é o Acre, e mais de 5 mil do total delas nasceu depois dos anos 2000. 

Embora seja um nome meigo, Luma chama atenção pela por ser sonoramente bonito, pequeno e, contraditoriamente, forte. É um nome que fica bem em qualquer idade e cresce junto com a criança. No Brasil, temos como referência a ex-modelo e atriz Luma de Oliveira, famosíssima nos anos 80 e casada com o empresário Eike Batista. 

Quem é do Rio Grande do Sul e costuma assistir a RBS TV, vai lembrar de uma repórter chamada Luma Leão. Além dessas, podemos citar a atriz brasileira Luma Costa, que interpretou a “Odete” no programa de humor “Pé na Cova”. 



.

6 comentários:

  1. Amo meu nome , mas sempre que falo ele para as pessoas elas erram a pronúncia,sempre pronunciam luna kkkkkk acabo tendo que soletrar ele toda vez .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tbm, ela já até acostumou chamarem ela de Luma

      Excluir
  2. LINDO NOME! ELEGANTE,FORTE MAS COM SONORIDADE SUAVE ,E NÃO DAR MARGEM PARA APELIDOS.

    ResponderExcluir
  3. Depois de 10 anos, engravidei novamente. Eu e o meu marido que se chama Márcio descobrimos que seria uma menina, pois, o meu primeiro é um menino chamado Lucas, então, foi decidido colocar as iniciais dos nossos nomes, só que o meu que começa com Da não estava se encaixando bem. Enfim, minha filha ficou Luma com as iniciais do pai e do irmão. Só depois que me perguntaram o que significa, aí fui pesquisar e gostei do significado.

    ResponderExcluir