terça-feira, 14 de junho de 2016

Luena



Descobri o nome Luena visualizando nome por nome no top 100 português do Behind The Name. O fato é que Luena simplesmente “apareceu” no top 100 de Portugal como nome novo, mas já na 67ª posição. Bem, Portugal é um país extremamente tradicional acerca de nomes, existe até mesmo uma lista que determina quais nomes podem ser registrados em território português e quais não podem, então um nome “novidade” é realmente surpreendente.

Pesquisando no Google, a primeira coisa que resgata é Luena, a capital da província de Moxico, na Angola. Na Angola também há um rio com o mesmo nome, o Rio Luena. Assim, podemos definir Luena como um nome geográfico, uma vez que usar nomes geográficos é relativamente uma tendência moderna. Aparentemente, o nome da cidade e do rio teria vindo de uma língua (luína, que teria sido melhor como nome, na minha opinião) que é falada na África.

De acordo com a Wikipédia, “Luso ou Vila Luso foi o nome dado pelos portugueses quando Angola era uma colónia de Portugal. Após a independência do país, em 1975, como a cidade tinha um nome português que identificava de alguma forma esta região com o país colonizador, o governo angolano decidiu mudar o seu nome, dando-lhe o nome do rio que banha a região o rio Lwena”.

Pesquisando um pouco mais, visualizamos que recentemente passou em Portugal uma novela chamada “A Única Mulher”, onde a atriz Rita Pereira interpreta a protagonista, que se chama Luena. A novela foi gravada simultaneamente em Portugal e Angola, o que explica a escolha do nome para a personagem.

Essa possivelmente é a explicação para Luena ter saltado diretamente para a 67ª posição do ranking português com uma rapidez surpreendente, já que em 2014, segundo lista divulgada pelo IRN, possuía apenas 8 registros (passou para 94 em 2015).

Isso comprova que, apesar de muito tradicionais, os portugueses também gostam de uma novidade de vez em quando, e também – como os brasileiros – deixam-se influenciar pela popularidade das novelas e de seus personagens.

Sinceramente, não gostei da sonoridade desse nome. Mesmo popular, Luana é milhares de vezes superior em termos de graciosidade e feminilidade. Ainda assim, pesquisando nos dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), descobrimos que Luena é o nome de 321 pessoas no Brasil, com destaque para o estado do Acre, e a década de maior número de nascimentos foi os anos 90.

Luena me parece um nome inventado ou adaptado, mesmo após ter pesquisado sobre a localidade na Angola, ainda me passa essa impressão. Passa a impressão de alguém que queria usar Luana mas mudou uma letra para fugir da popularidade, ou então, de um registrador de cartório que digitou errado. Mas, sendo um nome legitimo, não vejo maiores problemas para registrar.

Quando observamos que Portugal tem uma lista de nomes aceitos ou não aceitos, percebemos que Luena é aprovado mas Maitê e Clarissa não, chegamos a um paradoxo da mentalidade dos legisladores portugueses que é difícil de compreender.

Fontes:

Wikipédia (Novela), Behind The Name (lista portuguesa), Wikipédia (Luena, Angola)




.


2 comentários:

  1. Meu nome é Luena,nasci em 1973 no Brasil.Tem um Rio em Mocambique na província de Tete que tem o nome parecido,LUENHA

    ResponderExcluir
  2. E que tal aprofundarem um pouquinho mais a pesquinha?! Veras que, provavelmente o nome Luana e que sofreu transformações. Visto que também e um nome de origem Angola.

    ResponderExcluir