quinta-feira, 2 de junho de 2016

Iandara & Yandara



Iandara é um nome indígena, de origem tupi-guarani, predominantemente feminino, que signfiica “metade do dia”. Esse é um nome indígena que não dá tanto trabalho para procurar referências: talvez pela semelhança com Dandara, é mais visto e mais utilizado.

Embora não tenha nenhuma Iandara ou Yandara registrada no estado de SP em 2015 (de acordo com a Arpen/SP), existem outros nomes que contem Dara registrados, além de Dara mesmo, temos Dandara, Nandara, Randara, Indara, Abdara, Zandara, Audara, Odara. Além de Damodarah que foi um nome que me deixou em estado de choque, de tão diferenciado que é. 

Encontrei uma juíza chamada Iandára Peixoto Nogueira, da 28ª Vara Cível de Belo Horizonte, e uma cantora chamada Iandara Brobecker, que possui dupla nacionalidade, brasileira e suíça, e ficou conhecida no programa The Voice of Switzerland. Descobri ainda, nessa pesquisa, que existe uma Iandara Poli, que foi a candidata de Guanambi no Miss Bahia 2015 (coisas que só descubro pesquisando nomes mesmo).

Exemplos como esse mostram que não faltam Iandaras no facebook, google e demais redes sociais. Yandara também tem uma quantidade interessante de pessoas a serem pesquisadas. Portanto, é um nome que vem sendo usado moderadamente no Brasil, os pais sabendo ou não da origem indígena.

Entre as duas grafias, Iandara e Yandara, prefiro a segunda, pois tenho uma estranha mania de não gostar do I maiúsculo seguido de vogal. 

As inicias –Ya ou – Ia são encontradas em Iara ou Yasmin, portanto, nada de absurdo até aqui. A terminação “ara” é também bem comum e usual entre a maioria do povo brasileiro, então, não é suscetível a estranhamentos. Creio que Iandara ou Yandara seja uma ótima escolha para quem deseja recuperar raízes indígenas sem cair em nomes demasiadamente exóticos.



.


9 comentários: