quarta-feira, 29 de junho de 2016

Eulália



Eulália, por algum motivo, é um nome que remete aos primeiros anos do Império no Brasil, com todos aqueles vestidos enormes, espartilhos, anáguas, enfeites e armações gigantescas. Também ajuda o fato de eu ter conhecido esse nome através do personagem Eulália, da novela A Indomada (Rede Globo, 1997), interpretada pela Adriana Esteves.

O nome origina-se no grego, vindo diretamente de ευλαλος (Eulalia), e significa algo como “aquela que fala bem”, “aquela que fala suavemente”, “eloquente”, a partir dos elementos “eu” (bom) e “laleo” (falar). Existe também uma outra fonte etimológica bem menos aceita que argumenta que Eulália deriva de "Evlalos", um epíteto de Deus Apolo na religião politeísta grega. Segundo essa fonte, pouco confiável, a forma feminina "Evlalia" (Eulalia) era um nome grego muito comum na antiga Ásia Menor.

A propagação do nome deve-se ao culto dos santos chamados, em particular os dois mártires espanhóis, uma em Barcelona e um dos Mérida; na Itália, mais recentemente, a reputação do nome (se não a sua propagação) aumentou graças à canção do Quartetto Cetra de 1947, Eulalia Torricelli de Forli. O refrão da divertida música é “Você não a conhece/ Ela tem olhos lindos/ Quem?/ Eulalia Torricelli de Forli” (A letra inteira pode ser lida aqui)

Na Inglaterra, durante a Idade Média, Eulália parece ter parcialmente confundido com o nome Hilary. Temos a variante “Olalla” e “Ollaya” na Espanha, além de Eula e Lalia (Inglaterra), Laia (Catalunha), Eulalie (França), Lala (asturiano), Eulale (basco).

Este é o nome de duas santas veneradas na Igreja Católica, Eulália de Mérida — virgem e mártir do Cristianismo primitivo e Eulália de Barcelona — virgem e mártir do Cristianismo primitivo. Esteve entre a posição 679ª até a 972ª, nos Estados Unidos, de 1880 a 1938. No Brasil, não temos estimativa, mas acredito que faça muito tempo que Eulália não figura em nenhum ranking.

Em São Paulo, no ano de 2015, foram registradas 3 meninas chamadas Eulalia, sem acento. Ele é um nome que pode gerar problemas de pronúncia em outras línguas, em inglês especialmente, caso um dos critérios dos pais seja a internacionalidade.

Referências:

Eulália, Infanta de Espanha (batizada Maria Eulália Francisca de Assis Margarida Roberta Isabel Francisca de Paula Cristina Maria de la Piedad;) foi uma infanta da Espanha, como a filha mais nova da rainha Isabel II de Espanha e do rei consorte Francisco I.

Eulália Maria Lahmeyer Lobo (Rio de Janeiro, 1924 - 31 de maio de 2011) foi uma historiadora brasileira, primeira mulher a doutorar-se em história no Brasil.

Eulalie Jensen, também conhecida pelo nome de Eulalie Jenson, (St. Louis, 24 de dezembro de 1884 - Los Angeles, 07 de outubro de 1952), foi uma atriz americana.


A referência mais próxima da realidade que encontrei foi Eulália Dias, a Miss Pato de Minas 2015. Encontrei ainda a Miss Jucurutu 2013 - Ana Eulália Fernandes; 

Embora tenha esse probleminha da sonoridade de Eulália, com dois Ls repetidos, tornando-o mais complicado de pronunciar, acharia incrivelmente criativo uma menina chamada Eulália, um nome sério e formal que cabe muito bem em qualquer ambiente estudantil ou profissional, e apelidada de Lala, como no espanhol, no círculo de familiares e amigos. 




.

Um comentário:

  1. Conheço três Eulalias: minha avó, minha irmã e uma ex-professora e amiga da família..

    ResponderExcluir