terça-feira, 14 de junho de 2016

Erasmo

.


Erasmo é a forma italiana, espanhola e portuguesa de Erasmus, derivado do grego ερασμιος (ERASMIOS) que significa "amado". É a mesma raiz semântica de Eros, o nome do deus grego do amor, conhecido também como cupido.

Um dos diminutivos italianos de Erasmo é Elmo, e daí veio o nome de Santelmo, ou São Erasmus, um mártir do século IV, conhecido como padroeiro dos marinheiros. Há pelo menos três São Erasmus: 1) um deles martirizado com São Servolo, 2) outro São Erasmus eremita e confessor, 3) outro mártir em Antióquia.

Erasmus de Roterdã foi o nome de um estudioso holandês do período da Renascença. É nome do cantor e compositor carioca Erasmo Esteves, parceiro de Roberto Carlos, mais conhecido através do seu nome artístico, Erasmo Carlos.

Diminutivo: Elmo, Eramo, Ermo, Telmo (Italiano)

Outras línguas: Erasme (catalão); Erazmo (croata); Erasmos (em grego antigo), Rasmus (dinamarquês), Elmo (Inglês), Elmo (alemão), Erasmus (Final grego), Ermo (Medieval italiano), Rasmus (norueguês), Erazem (esloveno), Rasmus (sueco).


Em São Paulo, no ano de 2015, foram registrados 2 meninos chamados Erasmo. É um nome raro, pouco difundido tanto nessa geração como nas anteriores. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário