sábado, 11 de junho de 2016

Emerson


.

Emerson é um nome masculino bastante popular no Brasil, que advém de um sobrenome inglês que significa filho de Emery. Já esse é a forma normanda de Emmerich, e os normandos o introduziram na Inglaterra, embora não tenha sido muito popular. Uma das versões de Emmerich é Américo.

O significado de Emery ou Emmerich é discutível. O primeiro elemento, Emer, é difícil de encontrar, e pode vir de Ermen (todo, universal), Amal (trabalho) ou Heim (casa). O segundo elemento, Rich, é bem comum em nomes germânicos e significa poder. Então, pode significar “poder universal”, “poder do trabalho” ou “senhor da casa”. Assim, Emerson acaba tendo como significado as três hipóteses: “filho do que tem poder universal", "filho do poder do trabalho" ou "filho do senhor da casa".

Nome germânico, em que o segundo elemento é significado ric "poder". O primeiro elemento pode ser Ermen "todo, universal" (tornando-se um parente de Erenrich), Amal "trabalho, trabalho" (tornando-se um parente de Amalric) ou heim "home" (tornando-o um parente de Henry). É provável que várias formas fundidas em um único nome.

O sobrenome tem como representante Ralph Waldo Emerson, um escritor e filósofo americano que escreveu sobre o transcendentalismo.

Lembrando que, na língua inglesa, o nome Emerson era utilizado como sobrenome, e que nos Estados Unidos hoje, é mais usado no feminino do que no masculino. No ano de 2014, Emerson estava na 196ª posição para meninas nos EUA, enquanto que para menino, estava na 324ª posição. No Brasil, ele não é usado para meninas.

No Brasil, Emerson ou Émerson é um nome predominantemente masculino e bastante popular. Entre as personalidades mais conhecidas com este nome no Brasil, está o jogador de futebol Emerson Sheik e o piloto automobilístico Emerson Fittipaldi.

Na lista da Arpen/SP, do ano de 2015, consta que foram registrados 136 meninos chamados Emerson. Além desse, encontrei Hemerson (6), Wemerson (5), Demerson (2), Émerson (2), Dhemerson (1), Remerson (1), Ronemerson (1), Jhemerson (1), Gemerson (1), Jemerson (1).




.

Um comentário: