quarta-feira, 15 de junho de 2016

Eleazar

.

Conheci esse nome através do personagem Eleazar Denali, um personagem da série Crepúsculo de romances e filmes, criado por Stephenie Meyer, lendo os livros, já que na pronúncia inglesa dificilmente identificaria nos filmes, e também por que ele é um personagem secundário com pouca participação, exceto no último filme/livro onde o clã de vampiros aliados à Carlisle luta contra os Volturi.

Eleazar tem origem no nome hebraico אֶלְעָזָר ('Eleazar) que significa "meu Deus ajudou". No Antigo Testamento, este é o nome de um dos filhos de Aarão. Como terceiro filho de Aarão, Eleazar é o sumo sacerdote do povo judeu. Seus dois irmãos mais velhos, Nadabe e Abiú morrem antes do seu pai, no deserto do Sinai, como punição por terem oferecido fogo estranho à Deus.

Variante: Lazaros (grego bíblico)

Outras línguas: "Elazar (Hebraico Bíblico), Lazar (búlgaro), Lazar (croata), Lazare (francês), Lázár (húngaro), Eleazaro, Lazzaro (italiano), Elazar (judeu), Lazar (macedônio), Lazar (russo), Lazar (sérvio), Lázaro (Espanhol).

No estado de São Paulo, de acordo com a lista da Arpen/SP, foi registrado um menino chamado Eleazar. Dada a raridade desse nome no Brasil, poderia supor que se trata de um filho de estrangeiros, de judeus ou então, alguém que claramente inspirou-se na série Crepúsculo.

Algumas referências:

Eleazar ben Azarias, rabino judeu;

Eleazar ben Dinai, líder e rebelde judeu;

Eleazario de Sabrano, um cardeal italiano

Eleazar López Contreras (5 de maio de 1883 – 2 de janeiro de 1973) foi um político venezuelano e presidente da Venezuela.

Eleazar de Carvalho (Iguatu- Ceará, 28 de junho de 1912 — São Paulo, 12 de setembro de 1996) foi um importante regente brasileiro.

Eleazar é um mártir judeu retratado em II Macabeus 6. O versículo 18 afirma que ele "se sentava no primeiro lugar entre os doutores da lei" ;

José Eleazar Gómez Sánchez ou apenas Eleazar Gómes (Cidade do México, em 29 de maio, 1986) é um ator, cantor e modelo mexicano.

Eleazar Albin (fl. 1690 - c. 1742) foi um naturalista e ilustrador inglês que escreveu e desenhou uma série de livros incluindo A Natural History of English;

Eleazar, possivelmente um essênio, foi um renomado exorcista da Palestina na segunda metade do século um da era cristã, durante a primeira guerra dos judeus contra Roma, entre os anos 66 e 70 da era cristã.





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário