terça-feira, 7 de junho de 2016

Egídio

.


Egídio é a forma italiana de Aegídios, cujas variantes são: Gillis (holandês), ), Giles, Gyles (Inglês), Gilles (francês), Aegidius (Final romano), Gidie (francês medieval), Egídio, Gil (Português), Gil (Espanhol). No Brasil, é comum encontrar o nome acentuado, como Egídio.

Egídio originou-se a partir de uma forma italiana de Gilles, a partir do latim antigo Aegidius, que é derivado do grego “aigidion” (αιγιδιον), que significa “cabrito”. Outras teorias dizem que Egídio tem origem na palavra latina “égide”, quer dizer “proteção”.

As duas fontes são, na verdade, provavelmente, ambas válidos: Aegis vem do grego Aigis (em italiano "Aegis"), que era o nome do escudo de Zeus, que era feito de pele de cabra, e Heródoto escreve o nome Aegis (genitivo Aigos), que é precisamente, “a cabra”.

Ainda há outra teoria etimológica que vê o nome como um apelido derivado de Egeu, e portando, significaria “filho de Egeu”, notando-se que Egeu também pode ter origem na palavra grega para “cabra”.

Na Itália, existem versões hipocorísticas, como Gilio, Giglio, Gillo, Zilio, Gidio. Além disso, versões femininas como Egidia, Egida, Egide, Egilia, e também alterações Gilia, Gigliola, Gilla, Zilia, Zilla.

São Giles era um santo milagroso do século 8, que veio para o sul da França a partir da Grécia. Em francês antigo, o nome do santo, Aegidius, se tornou Gidie, e em seguida, Gilles.

Em São Paulo, no ano de 2015, foram registrados 4 meninos chamados Egídio (Arpen/SP).

Algumas referências:

Egídio, um general romano;
Giles, abade e santo francês;
Giles de Viterbo, humanista, filósofo e cardeal italiano;
Egídio Albornoz, Cardeal, líder e político espanhol;
Egídio Bullesi, operário, religioso e marinheiro italiano;
Egídio Capra, jogador de futebol italiano;
Egídio De Maulo, pintor italiano;
Egídio Romualdo Duni, compositor italiano;
Egídio Feruglio, explorador, naturalista e geólogo italiano;
Egídio Forcellini, padre, latinista, filólogo e lexicógrafo italiano;
Egídio Oliveri, pintor italiano;
Egídio Ortona, diplomata italiano;
Egídio Romano (Ou Gilles de Roma) religioso, teólogo e filósofo italiano;




.

2 comentários: