segunda-feira, 6 de junho de 2016

Edna

.


Edna possui, na verdade, duas origens e dois significados. Ambos são válidos, e só representam duas formas distintas de se chegar à Edna. A primeira opção é que Edna seria a forma anglicizada de Eithne,que significa "semente" em gaélico. Este era o nome de uma santa irlandesa do século 5. Nessa versão, possui variantes: Eithne, Ena, Enya, Ethna, Etna, Aithne, Ethne (Irlanda), Eithne (Escócia).

A segunda opção é que Edna vem do hebraico Ednáh, e significa “prazer”, sendo que esse nome aparece no Livro de Tobias, um apócrifo do Antigo Testamento. Ele seria o nome da mãe de Sara, nesse livro.  É um termo que remonta ao nome do Eden (paraíso). Ambos os significados são bonitos e nenhum dos dois desmerece o nome.

Ele passou a ser usado na Inglaterra muito mais por influência do nome irlandês do que pelo bíblico, afinal, não é bem assim para ler um apócrifo. Entre os brasileiros, Edna é considerado um nome feminino bastante popular nas gerações passadas.

Enfim, o nome Edna tem um significado belo, tem fácil pronúncia e escrita. O fato de muitos países conhecerem e usarem esse nome, o torna internacional, e por isso, com potencial para ser mais apreciado.

Edna é uma cidade localizada no estado americano de Kansas, no Condado de Labette, e também uma cidade localizada no estado norte-americano de Texas, no Condado de Jackson.

Como personagem no universo fictício, podemos citar Edna Krabappel, também conhecida por Srta. Krabappel, é professora da Escola Elementar de Springfield. É responsável por educar Bart Simpson, Milhouse Van Houten, Nelson Muntz, entre outros. Em São Paulo, no ano de 2015, conforme dados da Arpen/SP, foram registradas 14 meninas chamadas Edna.

Algumas referências:

Edna Velho (Niterói, 1964) é uma atriz, modelo, cantora, humorista e roteirista brasileira.
Edna de Cássia (Belém, 31 de julho de 1959) é uma atriz brasileira. De origem indígena, fez um único filme (Iracema - uma transa amazônica), com o qual venceu o Troféu Candango do Festival de Cinema de Brasília de 1980 como melhor atriz

Edna Ferber (15 de agosto de 1885 — 16 de abril de 1968) foi uma escritora norte-americana que se dedicou ao romance, conto e dramaturgia.



.

6 comentários:

  1. É um nome ok, mas é um pouco dificil imaginar em uma criança Ele parece ser um nome que já vem acompanhado de "dona". Dona Edna.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nada contra o nome, mas se não está sendo registrado nos dias atuais é por algum motivo, né,,,

    ResponderExcluir
  3. Me chamo Edna, e amo meu nome. Tenho certeza que este nome voltará as gerações. Quando as pessoas se interessarem novamente pelo significado dos nomes. Nesta geração expressa, isso não seria possível, pois não há tempo para isso. Mas acredito em um futuro mais sábio. Onde enfim, teremos tempo para apreciar a vida de verdade.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso meu nome e mais ainda os significados 😍

    ResponderExcluir