segunda-feira, 6 de junho de 2016

Edna

.


Edna possui, na verdade, duas origens e dois significados. Ambos são válidos, e só representam duas formas distintas de se chegar à Edna. A primeira opção é que Edna seria a forma anglicizada de Eithne,que significa "semente" em gaélico. Este era o nome de uma santa irlandesa do século 5. Nessa versão, possui variantes: Eithne, Ena, Enya, Ethna, Etna, Aithne, Ethne (Irlanda), Eithne (Escócia).

A segunda opção é que Edna vem do hebraico Ednáh, e significa “prazer”, sendo que esse nome aparece no Livro de Tobias, um apócrifo do Antigo Testamento. Ele seria o nome da mãe de Sara, nesse livro.  É um termo que remonta ao nome do Eden (paraíso). Ambos os significados são bonitos e nenhum dos dois desmerece o nome.

Ele passou a ser usado na Inglaterra muito mais por influência do nome irlandês do que pelo bíblico, afinal, não é bem assim para ler um apócrifo. Entre os brasileiros, Edna é considerado um nome feminino bastante popular nas gerações passadas.

Enfim, o nome Edna tem um significado belo, tem fácil pronúncia e escrita. O fato de muitos países conhecerem e usarem esse nome, o torna internacional, e por isso, com potencial para ser mais apreciado.

Edna é uma cidade localizada no estado americano de Kansas, no Condado de Labette, e também uma cidade localizada no estado norte-americano de Texas, no Condado de Jackson.

Como personagem no universo fictício, podemos citar Edna Krabappel, também conhecida por Srta. Krabappel, é professora da Escola Elementar de Springfield. É responsável por educar Bart Simpson, Milhouse Van Houten, Nelson Muntz, entre outros. Em São Paulo, no ano de 2015, conforme dados da Arpen/SP, foram registradas 14 meninas chamadas Edna.

Algumas referências:

Edna Velho (Niterói, 1964) é uma atriz, modelo, cantora, humorista e roteirista brasileira.
Edna de Cássia (Belém, 31 de julho de 1959) é uma atriz brasileira. De origem indígena, fez um único filme (Iracema - uma transa amazônica), com o qual venceu o Troféu Candango do Festival de Cinema de Brasília de 1980 como melhor atriz

Edna Ferber (15 de agosto de 1885 — 16 de abril de 1968) foi uma escritora norte-americana que se dedicou ao romance, conto e dramaturgia.



.