sexta-feira, 3 de junho de 2016

Djalma

.

Djalma  é um nome derivado do islandês Hjalmar, na verdade sua forma antiga era Hjalmarr, a partir da junção dos elementos hjalm (capacete) e herr (exército). Significa então, por interpretação, “célebre pelo elmo”. Ou ainda, conforme o Dicionário de Nomes Próprios, “capacete do exército”, “proteção”; “aquele que protege”, “aquele que tem capacidade para apoiar”,aquele que é capaz de dar auxílio”.
Já o Behind The Name diz que Hjalmar origina-se a partir do nome nórdico antigo Hjálmarr que significa "guerreiro de elmo" a partir do elemento hjalmr "elmo" combinado com arr "guerreiro". O nome só aparece no Ranking dos Estados Unidos em 1889, na posição 878.
Seu significado é muito bonito, afinal de contas, reflete tanto nobreza quanto proteção, apoio, auxílio. Trata-se de um nome masculino, embora possa também ser encontrado no gênero feminino, em virtude da terminação com “a”, mas com pouquíssima incidência.
Tem como adaptações Adjalmar ou Jalmar, em português brasileiro. É um nome popular no Brasil, com destaque para Djalma  Ferreira (1913-2004) um maestro carioca que foi o primeiro músico brasileiro a ter uma gravadora cujo nome era Drink.
Djalma  teve sete registros na lista da Arpen/SP 2015, mas não consta na lista do ano anterior.  Djalma é o nome de 31.820 pessoas no Brasil (Nomes no Brasil, Censo 2010, IBGE). A maioria dos homens chamados Djalma nasceram na década de 1960, e o estado onde são mais frequentes é em Pernambuco. A grafia (incorreta) Dejalma tem 2.967 pessoas.
Hjalmar é o nome de um herói sueco conhecido na mitologia escandinava. Hjalmar se apaixona pela princesa Ingeborg, mas o rei não aprova o relacionamento, de modo que o valente guerreiro acaba sendo morto em uma disputa pela sua amada que ao receber a notícia morre também, sendo ambos enterrados no mesmo local.



.