segunda-feira, 13 de junho de 2016

Diocles, Dioclécio & Diocleciano

.

Dioclécio, aparentemente, é uma possível variante de Diocles e Diocleciano. Diocles origina-se do grego Diokles, e quer dizer “Glória de Zeus”, a partir do grego Διος (Dios) significado "de Zeus" e κλεος (kleos), que significa "glória". Muitos cristãos o usariam a partir da interpretação que significa “glória de Deus”, mas nesse caso, teria que aparecer o elemento grego “theos”.  

O elemento Dios é encontrado em outros nomes como Diomedes, Diodoro/Deodoro, Diógenes, etc. assim como Kleos, que está presente em Clio, Pátroclo, Tecla, Aristócles, Cleópatra, etc.

Diocleciano é um derivado de Diocles, o que faz acreditar que Dioclécio também seja. Este era o nome de um imperador romano, entre o século III e IV, que é lembrado por perseguir cristãos, mas também estabilizou um império em ruínas.

Tanto Diocles, quanto Dioclécio e Diocleciano são nomes de baixa difusão no Brasil e, pelo que se percebe, no mundo todo. Há uma outra teoria etimológica que diz que Diocles, Dioclécio e Diocleciano seriam derivados de um topônimo, no caso, “a partir da cidade de Dioclea”.

O nome Diocles é abundante na tradição clássica bem como em várias figuras históricas da Grécia antiga, até mesmo por algumas figuras da mitologia grega, como Diocles, um cavalheiro de Fere que participou da Guerra de Tróia, é mencionado na Ilíada e na Odisséia, de Homero.

Os três nomes não encontram referências nas listas disponíveis de nomes registrados nos últimos anos.




.