sexta-feira, 10 de junho de 2016

Dalton

Ator brasileiro Dalton Vigh.


Dalton é usado como nome masculino a partir do sobrenome inglês, que foi originalmente um nome de lugar, que significa “cidade do vale” em inglês antigo, partir de Daltun, Daltone ou Dalton, a partir da união dos elementos Dahl (vale) e ton (cidade, lugar).

De um sobrenome Inglês que foi originalmente de um nome de lugar que significa "cidade do vale" em Inglês Antigo. Um portador notável do sobrenome foi John Dalton (1766-1844), o químico e físico Inglês que teorizou sobre a existência de átomos.

Um portador famoso deste nome adotado como sobrenome foi o químico e físico inglês John Dalton, que viveu entre os anos de 1766 e 1844. Ele ficou conhecido mundialmente por ter defendido a existência dos átomos, pequenas partículas que formam a matéria, de modo que Dalton hoje é o nome dado a uma unidade de medida de massa atômica. Ele também foi o primeiro cientista a pesquisar o distúrbio ocular conhecido por Daltonismo, devido à seu sobrenome.

Outros famosos sustentaram o sobrenome como Anna Dalton, atriz italiana, John Howard Dalton, político americano, Karen Dalton, cantora, Timothy Dalton, ator britânico, etc. Há também uma banda de rock progressivo na Itália com esse nome, assim como um grupo musical dinamarquês.

Como referências de seu uso como nome próprio, podemos citar Dalton Trevisan, escritor brasileiro, famoso por seus livros de contos, especialmente “O Vampiro de Curitiba”, e o ator brasileiro Dalton Vigh, famoso pelos seus papeis em Pérola Negra, em O Clone e ainda, em Duas Caras. O último papel do ator foi em I Love Paraisópolis, novela exibida em 2015.


Em São Paulo, de acordo com a lista da Arpen/SP, no ano de 2015 foram contabilizados apenas 4 registros de Dalton, e apenas 1 de Adalton.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário