sábado, 18 de junho de 2016

Custódio



Custódio significa “guardião” ou “zelador” sendo um nome literal em português. É a mesma quando dizemos que determinado objeto ou pessoa está sob “custódia”. Seria, portanto, o ato ou efeito de proteger, guardar alguém ou algo; Também existe no feminino, Custódia, e ainda temos o apelido Toya (hispano-americano) e Latoya (afro-americano). Ainda, existe a versão catalã Custodi.

Em significado, é semelhante ao nome árabe Hafiz. É um nome tipicamente cristão, referindo-se ao mistério da Eucaristia, o ostensório é chamado de custódia em espanhol. 

Na religião católica, o ostensório é o pedaço de ouro ou outros metais preciosos, em que a hóstia é colocada, após dedicada à adoração dos fiéis. Suas formas são diferentes, mas uma das mais comuns é o sol; Mas não há nenhum santo com esse nome, de modo que o nome é adéspota.

No Brasil, foi usado muito raramente em outras gerações e agora praticamente inexiste, mas ainda é usado como sobrenome. Custódio não tem nenhum registro nas últimas listas disponíveis.

Algumas referências:

Custódio, jogador de futebol Português;
Custódio de Melo, militar e político brasileiro;
Custódio Alvim Pereira, arcebispo católico Português;
Custódio Pinto, jogador de futebol Português;
Custódio Mesquita de Pinheiro, foi um compositor, pianista e maestro brasileiro

Na versão feminina:

Custódia Gallego, é uma atriz portuguesa.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário