domingo, 26 de junho de 2016

Coraline & Coralina

.

Coraline tem sua origem e significado debatidos pelos intelectuais da área. Alguns argumentam que esse nome é uma elaboração de Cora, inserindo o sufixo “line”, enquanto outros acreditam que é uma derivação de Coralie, usando uma forma diminutiva tradicional francesa. Coralina é uma das suas variantes, mas nesse caso específico, prefiro milhares de vezes Coraline

Coraline é o nome da personagem principal no livro “Coraline”, de Neil Gaiman. O autor disse que o nome da sua personagem surgiu por causa de um erro de digitação do nome Carolina. Caso tenha sido essa sua origem abstrata, podemos classifica-lo como um nome literário, mas há evidências que esse nome já ocorria antes do livro. Em 2009, foi lançado o filme “Coraline e o Mundo Secreto”, inspirado no livro, em que a voz de Coraline foi interpretada por Dakota Fanning.

Assim, se levarmos em consideração a opção de que Coraline é uma derivação de Cora, devemos saber que Cora tem origem grega e vem do grego Kore, que significa “donzela”. Era um dos epítetos da deusa grega Perséfone, que é raptada por Hades para viver no submundo.

Se levarmos em conta a segunda opção, que inclusive tem mais defensores, devemos saber que Coralie é derivado do grego κοραλλιον (korallion), que significa “coral”, no caso, referindo-se ao coral marítimo.

Nenhum dos significados é ruim, ambos tem seu encanto, mas entre os dois, sou bem mais simpática ao segundo: coral, pela ligação com o mar, com a natureza, e pela beleza inigualável destes. Inclusive, muita gente cogita usar Coral como nome próprio e as vezes recua, por causa da cobra (coral falsa e coral verdadeira) e por não se sentirem seguros com nomes literais e hippies.

Coraline vem então trazer uma excelente opção para quem gosta desse tipo de nome, mas ainda não se sente seguro em relação ao seu uso. E além disso, é uma alternativa muito interessante para quem gosta de Caroline ou Carolina e acha que estes estão muito populares nos dias de hoje. Acredito que não haja nenhum problema de assimilação ou de estranhamento em relação ao nome, afinal, Cora Coralina é uma escritora bem famosa e muito conhecida em todo o Brasil.

Em São Paulo, no ano de 2015, segundo dados fornecidos pela Arpen/SP, foram registradas apenas 8 meninas chamadas Coraline, o que demonstra uma raridade bem oportuna para que o nome seja considerado exclusivo, ousado e original. Na lista portuguesa, não há nenhum registro.


Curiosidade

Leia a sinopse do livro “Coraline ”, de Neil Gaiman.

Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado”. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.




.

2 comentários:

  1. Koraline é o nome da minha filha.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha se chama Coraline, por causa da obra do Gaiman, mas todos associam à Cora Coralina.

    ResponderExcluir