sexta-feira, 17 de junho de 2016

Colombo

.

A primeira coisa que pensamos ao falar a palavra Colombo é em Cristóvão Colombo, a forma portuguesa do nome do navegador e explorador a que se atribui a “descoberta da América”. Como é comum com pessoas de importância universal, o nome de Cristóvão Colombo é traduzido, por isso é Cristoforo Colombo, em italiano, e Cristóbal Colón, em espanhol, enquanto em inglês, é Christopher Columbus.

Colombo é a forma italiana de Columba (com variantes como Colomba e Colombina), que é uma palavra em latim que significa “pomba”. Este foi o nome usado por varios santos primitivos, incluindo um monge irlandês, ao qual é creditada à conversão da Escócia ao cristianismo, que pela nacionalidade, era chamado de Colum.

Outras línguas: Colin, Coleman (em Inglês), Colombe (francês), Kolman, Koloman (alemão), Colm, Colum, Coleman Colman, Columban (irlandês), Columba, Columbano (Final romano), Cailean, Calum, Colin, Calum (escocês), Koloman (eslovaco)

Diminutivo: Columbano, Columbanus

Pessoas

Cristóvão Colombo — navegador conhecido como o descobridor da América
Diogo Colombo — filho de Cristóvão Colombo, navegador, almirante, vice-rei e governador das Índias de Castela

Localidades

Colombo — capital do Sri Lanka
Colombo (Paraná) — cidade brasileira no estado do Paraná

Outros

Centro Colombo — centro comercial em Lisboa, Portugal
Lojas Colombo — rede de lojas de eletrodomésticos brasileira
Confeitaria Colombo — no Rio de Janeiro, Brasil
Camisaria Colombo — rede de lojas de roupas masculinas brasileira
Colombo (ópera) — do compositor brasileiro Carlos Gomes
Colombo (moeda), nome de duas moedas de países centro-americanos

O uso como nome próprio é pouco difundido em língua portuguesa. A única versão com registros em São Paulo, no ano de 2015 – e apenas dois registros – é Colin, uma versão muito diferente. Segundo o Behind The Name, Colombo foi um nome popular na Itália renascentista, de modo que figurou na 347ª posição do ranking italiano em 1427, mas há apenas valores para um ano, de modo que gráficos comparativos não são possíveis.

É um nome com muita história e um significado legal, porém, não acho muito viável seu uso nos dias de hoje, pois o personagem histórico tornou esse nome muito caricato, como Napoleão, por exemplo.



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário