sexta-feira, 17 de junho de 2016

Cleber & Kleber

 
.


No Behind The Name, não consta a origem e significado do nome Cleber ou Kleber. O certo é que, se é de origem germânica, deve ser escrito com K, Kleber, mas até onde a pesquisa pode alcançar, não é um nome dado na Alemanha. Talvez pode vir de sobrenomes, ou 1) Kleiber: um pássaro, pica-pau, cujo nome científico é Sitta Europaea), 2) Kleber (Klaeber): pegajoso (klebrig), cola, alguém que trabalha com cola; 3) a partir de um lugar alemão chamado Kleba ou Klebe.

Esse é um nome especialmente usado por brasileiros, e vários outros nomes usados no Brasil são retirados de sobrenomes, e possivelmente Kleber tem essa origem. O Dicionário de Nomes Próprios fala que Kleber significa “colador de Cartazes”, algo que concorda com a opção 2, que diz “aquele que trabalha com cola”.

Segundo essa teoria, Kleber seria uma profissão, aquele que cola cartazes, e por isso serviu para distinguir as pessoas quando ainda não era comum o uso de sobrenomes. Depois passou a ser usado como sobrenome, e o Brasil acabou adotando como nome. Na Inglaterra, na Idade Média, os segundos nomes só surgiram quando o Rei Eduardo V criou a lei dos sobrenomes, numa tentativa de apanhar criminosos. Assim, o ofício das pessoas, os locais onde viviam, e até uma característica física servia como sobrenome, cujo objetivo era fazer com que as pessoas não fossem confundidas.

Cleber tem uso constante e frequente no Brasil, nomeando por exemplo, uma quantidade grande de jogadores de futebol. Então, esse é um prenome usado majoritariamente no Brasil. Talvez, tenha sido usado a partir de uma homenagem ao general Kleber, que liderou a Brigada Internacional na Guerra Civil Espanhola.

Algumas teorias dizem que Cleber viria do latim, e significaria “aquele que faz pão, padeiro”, mas não temos nenhuma evidencia etimológica que possa comprovar isso. Outra hipótese erroneamente difundida, é que seja uma variante do nome Cléver, mas ambos são nomes distintos, sendo que Cléver é um toponímico inglês.

Existe na França uma estação de metrô chamada Kléber, em Paris e também de uma praça em Estrasburgo. Como sobrenome, podemos citar: Arno Kleber, geógrafo alemão; Bartle Kleber, pintor austríaco; Claus Kleber, jornalista alemão;

Uma referência importante desse nome é o jornalista e narrador da Rede Globo, Cléber Machado, e também os jogadores de futebol Cleber Gaúcho e Cleber Goiano. Em São Paulo, no ano de 2015, o nome teve os seguintes registros: Cleber (45); Cléber (3); Kleber (63); Kléber (7); Ainda encontramos a derivação Kleberson com 2 registros e Cleberson com 8 registros; 


.

Um comentário: