domingo, 5 de junho de 2016

Aveline & Avelina





A variante mais popular desse nome e mais conhecida com certeza é Evelyn. Mas os limites da onomástica quando às variações desse nome não acabam por aí. Aveline ou Avelina derivam da forma germânica Avelina, um diminutivo de Ávila. Os normandos o introduziram na Grã-Bretanha. Após a Idade Média, tornou-se raro como um nome inglês, embora persistiu na América até o século XIX.

Como um derivado de Ávila, é preciso dizer, por sua vez, que este possivelmente derive de “avi”, um elemento germânico de significado desconhecido, mas há uma hipótese que signifique “desejado”. Ávila ficou famoso por conta de Santa Teresa d’Ávila, nomeada a partir da sua cidade na Espanha, onde nasceu.

De qualquer forma, Avelina e Aveline tem o elemento “ave” no início, o que faz lembrar das aves. Não é à toa que os nomes inclusive são relacionados, pois alguns defendem que Aveline e Avelina teriam a ver com o latimavem”, que quer dizer “pássaro”. Esse significado, se fosse o verdadeiro e real, seria bem mais poético. Um pequeno passarinho.

Por outro lado, também pode ser associado à palavra religiosa “ave”, presente por exemplo na oração “Ave Maria”. Este “ave” corresponde à “salve” e era uma saudação feita pelos romanos, como em “Ave César”.

Por outro lado, Aveline também é uma palavra francesa para “avelã”. Outro significado muito legal.

São variantes do nome Eileen, Evelina, Avaline, assim como em outros idiomas: Ava, Avelina, Aveza, Avila (germânico antigo), Evelien, Eveline (holandês), Evelin (Estónia), Eveliina (finlandês), Eveline, Evelyn (francês), Ava, Evelin (alemão), Evelin (Hungria) , Eibhlin, Eileen, Aileen (irlandês), Evelina, Lina (Itália), Ewelina (polonês), Aileen (escocês), Evelina (sueco).

Aveline é o nome de apenas 204 pessoas em todo o Brasil, desde antes de 1930 até a década de 2000, segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), e a maior frequência (quase total) é no Ceará. A maioria delas nasceu na década de 90.

Avelina, de acordo com a mesma ferramenta do IBGE, é o nome de 5.079 pessoas no Brasil. O maior número de registros remonta da década de 30 e 40 – previsível já que a terminação –ina era bem apreciada naquela época e o pessoal transformava qualquer coisa em nome acrescentando –ina no final (vide Universina) – e a maior frequência é no Mato Grosso.

Entre Avelina e Aveline eu prefiro o segundo, por que não sou a maior fã da terminação –ina e acho que –ine suaviza mais o já bastante forte “Ave” do início. Para mim, Aveline é um nome feminino, elegante, delicado e muito impressionante, não é com certeza como qualquer nome popular, com potencial para se tornar o favorito de muita gente: basta descobri-lo!


É um nome exclusivo, que tem seu toque místico e misterioso. Em Assassin’s Creed há uma personagem de descendência francesa e africana chamada Aveline de Grandpré, que teria vivido na área de Nova Orleans durante a metade do século 18. 




.

4 comentários:

  1. Realmente um nome muito elegante e cheio de personalidade.

    ResponderExcluir
  2. Aveline de alguma forma me lembra a monarquia francesa, mas Avelina acho grosseiro

    ResponderExcluir
  3. Oi! Amei essa publicação ❤️. Meu nome é Aveline (sou de 1988). Minha mãe escolheu ele para combinar com o da minha irmã, Adeline. Amo demais! Embora, por não ser um nome comum, quando alguém pergunta qual é o meu nome, eu precise repetir mais de uma vez, para que a pessoa entenda.

    ResponderExcluir