terça-feira, 3 de maio de 2016

Zúlia & Zulia

.
Esse texto foi originalmente
publicado no Blog dos Nomes,
gentilmente cedido pela autora,
Luinara Menezes.
Para acessá-lo em seu sítio 
original, clique aqui.


Zulia se trata de um nome geográfico, é um dos estados da Venezuela. Este estado faz fronteira com a Colômbia e é o grande gerador de riquezas do país sul americano, este estado é rico em petróleo e minério, pecuária e agricultura. Zúlia seria o aportuguesamento da pronunciação do nome. O nome do estado faz referência ao Rio Zulia, ao qual corre por terras colombianas com o nome de Batatas e desemboca no Rio Catatumbo.

Zulia também é uma palavra em swahili para tapete, mas o nome dado foi dado a cidade porque deriva da palavra guarani cur ou çur, que significa crescer e esta deriva de palavras de origem chibcha que se referem a uma planta exótica conhecida com o nome de palomita (Lobelia erinus) que é cultivada nos jardins tanto na Colômbia como no ocidente de Venezuela, por suas belas flores azuis.

Existe uma fábula sobre a existência de uma princesa Zulia, filha do cacique Cinera, que regia sobre uma federação de tribos que ficam no atual estado de Norte de Santander, na Colômbia. Depois da morte violenta de seu pai, se casaria com Guaimaral, filho do cacique Mara, mas ela também morreria depois de enfrentar seus conquistadores. Segundo este relato, "voltou Guaimaral aos domínios de seu pai, batizando rios, povos e regiões com o nome de sua amada."

O cronista Bernardo Villasmil, afirma que o nome foi dado a esta cidade para referir-se à propriedade de um terreno nas margens de Escalante. A dona do terreno foi conhecida nesse momento como Mesón Coimbra e apareceu nos documento anteriores com o nome de Xulia Da Buyn de Lizárraga, mas a transcrição do documento de 1716 escreve seu nome como Zulia Da Buyn de Lizárraga. A partir dessa data o lugar se conheceria como Puerto Zulia.

Zulia ou Zúlia, mesmo se tratando de uma cidade do país vizinho ao Brasil, não nos faz ter conexão com o lugar em questão e imagino que também não é conhecido pelos portugueses também. Então, para nós lusófonos, essa ligação com um nome geográfico não é muito forte. Zúlia/Zulia tem a sonoridade muito parecido a Júlia, nome mega comum no Brasil hoje em dia, e nem tão comum assim em Portugal, sendo assim Zúlia não é um nome que possa causar estranhamento em sua pronúncia.

A letra Z nem sempre atrai as pessoas, porém não creio que isso impossibilite o uso do nome. É um nome de presença, ainda que não tenha uma sonoridade extremamente forte. Seus diminutivos podem atrair como ZuzuZuZuli ou Lia. Para quem gosta de conhecer nomes novos e diferentes, com pouca probabilidade de tornar-se comum, Zulia/Zúlia, é um excelente nome a se pensar.










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário