sábado, 7 de maio de 2016

Zelena

.
Para os fãs da série Once Upon a Time, esse é um nome relativamente familiar, pois era o nome da bruxa má do oeste, aquela fica verde (interpretada pela atriz Rebecca Mader). Como eu só tomei conhecimento há pouco dessa série, tive a oportunidade de descobri-lo. Eu sou daquelas pessoas que fica maravilhada feito uma criança que vê uma borboleta colorida quando me deparo com um nome totalmente novo para mim e que soa bem aos meus ouvidos. É como uma descoberta de um pequeno tesouro. 

Bom, considerando que o nome foi usado para a bruxa que fica verde, foi uma grata surpresa quando fiquei sabendo que seu significado é literal e corresponde a palavra “verde” em croata e esloveno. Existem fontes que apontam Zelena como sendo uma variante de Selena, que nesse caso seria de origem grega e significaria “lua”. Os dois significados possíveis são bem satisfatórios.

Em uma forma muito parecida, mas com a pronúncia um pouco diferente, existe Zelená, “verde” em eslovaco e tcheco. Verde em outros idiomas (reparem nas outras línguas eslavas e como seus correspondentes também são interessantes):

Verde  (espanhol e italiano), vert (francês), green (inglês), grün (alemão), zöld (húngaro), zielony (polonês), zelenyy (russo e ucraniano), zelen (sérvio, búlgaro, bósnio), zeleni (macedônico).

Sabendo desse significado literal, fica bem obvio por que os autores da série Once Upon a Time escolheram Zelena para a personagem da Bruxa Má do Oeste, visto que, desde o filme O Mágico de Oz (1939) a cor verde na personagem foi inserida – no livro não há menção sobre isso – e tem tido continuidade em representações e adaptações.

Apesar de ter achado um pouco óbvia a escolha de um nome literal que significa verde, por outro lado, foi criativo, já que o nome é exótico e misterioso. À título de curiosidade, outros nomes que a Bruxa Má do Oeste ganhou em outras produções (no livro original, não foi dado à ela um nome):

  • Evilene - na peça e filme The Wiz (1974 e 1978) – provavelmente pela ligação da palavra Evil (mal) em inglês.
  • Elphaba - no livro e peça The Wicked (1995 e 2003);
  • Theodora - no filme Oz, Mágico e Poderoso (2013), em que a irmã chama-se Evanora. 
Zelena é um nome raríssimo no Brasil e em Portugal (não é nem admitido), mas nos Estados Unidos temos informações de seus registros. De 1880 a 2014 foram registradas 88 meninas com o nome Zelena nesse país, sendo que o período de maior uso se deu em 2014, com 13 registros (efeito Once Upon a Time?). 

Locais que levam Zelena no nome:

  • Zelena em Buchaid Raion, à oeste da Ucrânia;
  • Zelena Laguna, ponto turístico na Croácia.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário