segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ximo

.
Esse texto foi originalmente
publicado no Blog dos Nomes, 
de autoria de Luinara Menezes.
Para ler no blog original,

Ximo é uma versão catalã do clássico Joaquim, que significa "estabelecido por Deus" e que segundo o evangelho de Tiago, era o pai de Maria, mãe de Jesus

Ximo não é um nome comum e muito menos familiar em países lusófonos, muito se deve a não ligação com a origem desta versão ao nosso idioma. Porém Ximo é um nome que que não tem interferência na pronúncia em português, ou seja, pode ser adaptado facilmente em nosso idioma sem perder a pronúncia do catalão. 

Este nome tem uma sonoridade parecida com Ximena e também com Simón, versão espanhola do nome Simão, e pode ser que por esta semelhança venha cativar bons olhares. Também inicia-se com a letra X que é uma letra difícil de ganhar adeptos, o único que é relativamente comum apenas em Portugal é o nome Xavier, ou seja,Ximo pode ser uma nova alternativa desta letra. Também tem uma terminação rara, o que agrada a muitas pessoas. Ximo é um nome curtinho, para quem é fã de nome curto esta é uma opção inovadora ou para quem gosta de um nome curto para compôr o primeiro nome, esta tem é uma boa opção também.

Luinara Menezes. 






.

Um comentário:

  1. Fico realmente curiosa em pensar como é que Joaquim virou Ximo, por mais que eu abstraia meu cérebro não acompanha o raciocínio.

    ResponderExcluir