sábado, 7 de maio de 2016

Veneza

.

Pode Lorena, Geórgia, Florença, Siena, recentemente Milan, Cairo, enfim, por que não poderia Veneza? Os nomes geográficos estão em alta, especialmente entre os famosos. Todos sabem que Veneza – como dita em português – é uma cidade italiana muito romântica. É uma cidade e comuna italiana da região do Vêneto, no nordeste de Itália. Tem cerca de 271 009 habitantes e é conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos. 

Por mais de um milênio, foi capital da Sereníssima República de Veneza, cujo território, no ano da sua queda (1797) incluía grande parte do nordeste atual da Itália e da costa oriental da península, bem como das ilhas do Adriático. Tornou-se uma potência comercial a partir do século X, quando sua frota já era uma das maiores da Europa. 

Foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e complexa e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes da cidade. Há historiadores que classificam Veneza como a primeira capital econômica do capitalismo. É classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O nome Veneza (Venezia, em italiano), e suas variantes antigas (Venédia, Venétia, Venésia, Venéxia, Vinegia), foram inicialmente usadas para indicar todo o território da população pré-romana de Veneza. Em inglês, o nome da cidade é dito Venice. O significado da palavra é incerto, mas provavelmente seu significado venha da palavra "venetus"  e que significa mar azul

Este nome, na versão Venetia, foi suportado pela beleza célebre Venetia Stanley (1600-1633). Benjamin Disraeli usou em seu romance intitulado "Venetia" (1837). Como não é nadinha popular como nome próprio, alguns leitores certamente terão bastante dificuldade em vê-lo como tal. Mas ele se pensarmos que sua terminação é parecida com a de Teresa, e suas iniciais parecem com Verena, e tem até uma sutil semelhança com Vanessa, o nome se torna menos estranho aos ouvidos.

Referências

Venetia. Behind The  Name.
Veneza. Luinara Menezes, O Blog dos Nomes.
Veneza. Wikipedia italiana.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário