domingo, 8 de maio de 2016

Sancho

.


Sancho é um nome próprio masculino espanhol, mas bastante usado em tempos passados em Portugal. É um nome que, aparentemente, ficou preso dentro dos livros de História e no momento, não consegue “escapar” para a realidade. Sancho foi o nome de reis de Portugal, e de nobres portugueses e espanhóis.

No Brasil, por sua vez, ele também ficou preso dentro de um livro, mas não de História, e sim, de “estória”, com o memorável personagem Sancho Pança, do livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.

Ser um nome da história antepassada de Portugal ou um personagem de D. Quixote não devia ser obstáculo algum para permitir que as pessoas gostem do nome e se permitam usá-lo. O nosso passado é parte de quem somos, e o romance de Cervantes é um clássico conceituadíssimo da Literatura.

O nome Sancho deriva muito provavelmente do latim "sanctus", tendo então como significado "santo". É de origem basca, sendo os originais: SantxoSantzoSantso Antzo. Muitíssimo usado na Idade Média, pode ser um nome interessante a ser considerado pelos adeptos da monarquia.

Hoje em Portugal é usado mais como sobrenome do que como nome próprio, mas foram registrados 5 meninos chamados Sancho no ano de 2014 e 3 em 2015. No Brasil, o nome não consta em nenhuma lista. Por aqui consta o sobrenome Sanchez que, imagino, deve ter relação com Sancho.

Segue a lista com algumas personalidades Sancho:

  • Duques de Gasconha: Sancho I, Sancho II, Sancho III, Sancho IV, Sancho V, Sancho VI;
  • Reis de Leão e Castela: Sancho I, Sancho II, Sancho III, Sancho IV;
  • Conde de Castela: Sancho Garcia;
  • Reis de Portugal: D. Sancho I, o Povoador e D. Sancho II, O Capelo;
  • Rei de Maiorca: Sancho;
  • General Sancho Manoel de Vilhena, primeiro conde de Vila Flor.

Referências:


SANDAL, Cláudia. Sancho. O Blog dos Nomes, 2015.
Wikipédia Italiana. Sancho.






.

9 comentários:

  1. Na família da minha mãe tem o sobrenome sancho, mas não sei de qual origem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu sobrenome tbm é sancho,so eu na familia q tenho

      Excluir
  2. No Brasil tem sim,minha família por parte do meu Pae é toda SANCHO,inclusive eu sou: Euzari Sancho da cidade de Igaracy,mas moro em capital de João Pessoa,Paraíba com muito orgulho de ser Paraibana kkkk

    ResponderExcluir
  3. So eu na familia tenho esse sobrenome,gosto muito...

    ResponderExcluir
  4. Meu sobre nome: Cassio sancho que vem do meu avô e meus 2 filhos tbm tem. Gosto pq é Raro ver alguém fom esse sobrenome

    ResponderExcluir
  5. Meu sobrenome é sancho na família tem dois só de 11 filhos

    ResponderExcluir
  6. Nome do meu avô e Sancho Alves Moreira

    ResponderExcluir
  7. Sou do Ceará tenho o sobrenome Sancho de minha mãe todos os meus irmãos tem o sobrenome Sancho


    ResponderExcluir
  8. no brasil tem muitos SANCHO , MINHA FAMILIA MATERNA TODA
    KALINY SANCHO.

    ResponderExcluir