domingo, 1 de maio de 2016

Pomeline




A primeira vez que o vi foi na Charlotte Casiraghi, que surgiu como seu nome do meio. Achei lindo, diferente e encantador! Pensei no mesmo momento em escrevê-lo. Ela recebeu esse nome em homenagem ao seu antepassado: Pomellina Fregoso (c. 1387-1468), uma nobre Genovese que era a esposa de Jean I do Mônaco (c. 1382-1454). Seu nome tinha sido mudado para Pomelline de Mônaco, como era (e ainda é) um país predominantemente de língua francesa.

Pomeline é a forma francesa de Pomelina, que é de origem latina.

Diminutivo de Poma ou Pomona (este era o nome da deusa romana das árvores frutíferas), são em última análise derivados do latim Pomus ou Pomum, sendo que ambos são substantivos que podem significar "fruto", bem como "árvore de fruto". Em alguns casos, o nome Pomellina também pode ser uma derivação direta da palavra Pomella, que significa "maçã" em alguns dialetos italianos, como também de Pomme em francês. Em outros dialetos italianos, a mesma palavra significa "toranja", como uma variação de pomello, que é a palavra usual para a fruta. E, finalmente, na língua de Veneza (que muitas vezes erroneamente acredita ser um dialeto italiano), a palavra pomella significa "baga vermelha (de arbustos espinhosos)". Como podemos ver, todas as explicações etimológicas para o nome, se referem a algum tipo de fruta. Como tal, podemos concluir que os Pomus e/ou Pomum (latim) acima mencionados são da própria raiz de cada uma das explicações.

Suas variantes são: Pomelline (Francês arcaico) e Pomellina (Italiano medieval).

No Brasil obviamente é raríssimo, nunca entrou no top 100 do BabyCenter Brasil e não obteve registros no ranking da ARPEN-SP dos anos de 2014 e 2015. Em Portugal o mesmo acontece, sem registros como primeiro nome e também nenhum como segundo nome. Sua popularidade mundial também não foi disponibilizada.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
61% muito bom, 96% feminino, 69% clássico, 51% jovial, 58% formal, 73% elegante, 77% natural, 62% maravilhoso, 51% delicado, 65% refinado, 51% simples, 58% sério.

Personalidades famosas:
  • Charlotte Marie Pomeline Casiraghi - É a filha da princesa Caroline de Hanover (ex-Mônaco) e de seu segundo e finado marido, Stefano Casiraghi. Seu tio materno é o atual príncipe soberano de Mônaco, Albert II. 
  • Pomeline Fritch - Atualmente é uma personagem de uma estudante na Gotham Academy. Ela faz parte de um clube de detetive formado na academia.
 O que acham de Pomeline? Preferem à Pomelina?







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário