sexta-feira, 13 de maio de 2016

Perpétua

.

Perpétua não é um nome que não se encaixa muito bem nos tempos modernos. De alguma forma ele ficou preso no passado. Mas não o considero um nome desagradável ou feio. Para mim é bastante nobre e monárquico.

Evidentemente, não há nenhuma Perpétua registrada nas últimas listas recentes. Em Portugal, visto que ninguém o usa, ele inclusive não aparece na lista de admitidos ou não admitidos, embora ainda continue sendo autorizado na terrinha.

Se regressar um dia ao mundo “real” e começar a ter registros, provavelmente será num futuro muito distante. Há alguns anos atrás, nomes como Valentina não tinham nenhum registro e eram impensáveis para o século XXI. Por que, um dia, Perpétua não poderá regressar? Acredito que pode sim. Já que é um nome literal, e esses nomes estão ganhando cada vez mais adeptos, uma vez que Perpétua deriva do latim perpetus, que significa contínuo, aquela que sempre dura, aquela que é eterna, imortal.

No século III, em Cartago, na África, foram martirizadas duas mulheres por conta de sua fé cristã, e aclamadas santas após a sua morte: Perpétua e Felicidade. Em latim, inclusive, havia uma expressão muito popular: “Esto perpetua!”, que significa, “Que seja Perpétua!”

No Brasil, Perpétua virou símbolo de uma mulher muito beata e carola, por cont da famosa personagem da novela Tieta, interpretada pela Joana Fonn. Infelizmente, isso tornou o nome mais caricato ainda para nós, brasileiros. Hoje até usa-se a expressão ‘Perpétua’ para se referir a mulheres dentro das características da personagem.

Embora a minissérie A Casa das Sete Mulheres tenha trazido uma personagem lindíssima chamada Perpétua, interpretada pela atriz Daniela Escobar. A minissérie foi baseada num livro homônimo e a personagem era uma representação de Perpétua Justa Gonçalves da Silva, a filha de Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha.

Apesar de serem semelhantes, Perpétua tem algumas variantes (femininas em vermelho, masculinas em azul): Perpeta (basco), Perpètua (catalão), Perpetu (catalão), Perpétue (francês), Perpet, Perpète (francês), Perpetuus, Perpetuüs (latim).

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil), são 5.153 mulheres chamadas Perpétua, sendo que a maior frequência ficou entre a década de 40 e a de 60, e o estado com maior ocorrência é o Tocantins. Perpétua é um nome bem regionalizado, no Norte e Nordeste do País, visto que a ordem de frequência inclui Tocantins, Piauí, Ceará, Roraima e Amazonas. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário