sábado, 7 de maio de 2016

Orfeu

.
 Meu nome favorito com essa terminação é Romeu, se eu filtrar mais ainda , pela mitologia grega, fico com Perseu. Mas Orfeu não deixa de ser igualmente interessante. Na mitologia, Orfeu era filho de Calíope e Apolo, era o maior músico e poeta que o mundo já veio a conhecer. 

Orfeu não tem nenhum registro na lista da Arpen/SP de 2015, mas por incrível que pareça, tem um Orfeus, e mais incrível ainda, alguém registrou Morpheu, o deus do sono (me pergunto qual a qualidade que os pais desejam para a criança, nesse caso).


Provavelmente, Orfeu esteja relacionado com a palavra grega ορφνη (orphne), que significa “A escuridão da noite”. Na mitologia grega, Orfeu era poeta e música que foi para o submundo resgatar sua esposa morta Eurydice. 

Ele conseguiu encantar Hades com sua lira, e foi autorizado a levar a sua esposa de volta para o mundo dos vivos, com a condição de que não olhasse para trás, até chegar a superfície. Infelizmente, pouco antes de chegarem, seu amor por ela superou sua força de vontade e ele olhou para ela, fazendo-a ser levada novamente para o Hades.

O mito de Orfeu e Eurídice foi adaptado para livros, ópera, e peças de teatro. Inclusive um filme brasileiro, “Orfeu” (1999), protagonizado por Toni Garrido e Patrícia França.

Assim como Orfeu é a forma português, existe a variante inglesa (e outros idiomas) Orpheu e também Orfeo (italiano e espanhol).






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário