segunda-feira, 2 de maio de 2016

Nolan

.
Nolan é uma alternativa que me surgiu por sugestão de amigas em um fórum sobre nomes próprios, na tentativa de encontrar um substituto viável para Noli, o nome do meu avô, já falecido, para o caso de um dia – numa hipotética situação – homenageá-lo. Ocorre que Noli foi um nome bastante registrado na década de 30 e 40, no Rio Grande do Sul. Não sei de onde veio, se é uma adaptação de algum nome, mas nunca encontrei nada sobre o nome, e o mais parecido que consegui chegar foi Nolan.

Noli não é um nome viável. Além de ser curto demais, adaptado, inventado e com a pronúncia acentuada no “i”, parecendo um nome feminino, meu próprio avô detestava (ele queria ter se chamado Stanislaw, por incrível que pareça). Então, nem ele mesmo ia querer ter um bisneto chamado Noli, com toda certeza. Então, uma alternativa que me pareceu bastante viável foi Nolan, apesar de estrangeiro.

Nesse caso, embora eu sempre evite nomes estrangeiros, especialmente no que se trata dos anglófonos ou que soem americanos, Nolan não tem os problemas habituais: a pronúncia é óbvia, a escrita é limpa e perfeitamente adaptável para o português, não tem letras desnecessárias ou dobradas, e o mais importante, não soa brega ou cafona.

Ainda assim, é muito difícil que eu venha a usar um nome estrangeiro, a não ser em segundo nome. Mas a longa reflexão em cima desse nome me fez gostar dele, pensar com mais carinho em Nolan, e nas possibilidades de uso no Brasil. Em São Paulo, na lista da Arpen/SP de 2014 ou de 2015, são abundantes os registros de nomes de aparência americana/inglesa, mas Nolan só tem 1 registro na lista de 2015, sendo totalmente menosprezado.

Em termos de origem e significado, Nolan foi derivado de um sobrenome irlandês, que veio de “Ó Nualláin”, que significa “descendente de Nuallán”, que por sua vez, é derivado do irlandês “niall”, que quer dizer “nobre, famoso”, combinado com um sufixo diminutivo. De todo modo, interpretativamente, significa “descendente de nobres”.

É um nome profundamente internacional, já que é popular e reconhecido em muitos países. Nos Estados Unidos, no Top 1000 masculino de 2014, ele estava no 81º lugar, e aparece no ranking desde o final do século XIX. Na Suíça, ele consta no ranking desde 2008, dentro do Top 100, e em 20012 ficou no 90º lugar. Na Holanda, em 2014, estava na 224ª posição.

Nolan ainda estava em 26º lugar na França em 2010, sendo que aparece no ranking desde 2000, tendo subido a partir da 209ª colocação; Também no Canadá, onde estava em 66º lugar em 2014, mas aparece no ranking há décadas; E por último, na Bélgica, onde está 38º lugar no ano de 2014.

Seu uso se dá em grande parte em forma de sobrenome, como no exemplo de Christopher Nolan que é um diretor, roteirista e produtor de cinema anglo-americano. Seus nove longas-metragens já arrecadaram o equivalente a mais de 4.2 bilhões de dólares em todo o mundo. Algumas outras referências incluem:

Nolan Ryan, Jogador de beisebol americano famoso; Nolan Gould é um ator estadunidense mais conhecido atualmente pela sua participação na série Modern Family; Nolan Arenado, jogador de beisebol americano; Nolan Miller, designer de moda americano; Nolan Miller, escritor; Nolan North, dublador norte-americano; Nolan Richardson, treinador de basquete americano; Nolan Roux, jogador de futebol francês; Nolan Sotillo, ator e cantor americano;

Em suma, acho que Nolan é um grande nome para meninos, com uma conotação forte, inteligente e robusta. Entre outras características, fica muito fofinho em um menino assim como envelhece bem com a pessoa, sendo uma boa opção também como segundo nome em compostos.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário