sábado, 21 de maio de 2016

Mayim

.
Esse texto foi
originalmente 
publicado no Blog dos
Nomes, de autoria
de Luinara Menezes.
Para acessar o texto 
no blog original, 

Mayim é um nome hebraico e significa "água". Mayim também é o nome de uma dança folclórica judaica. Este é um nome curto com uma sonoridade leve e não ter um som que muitos consideram "pesado". Sendo assim, mesmo que possa causar estranheza no primeiro contato, mas é fácil de se familiarizar e admirá-lo, mas fácil até que muitos nomes mais comuns em nosso idioma. 

A associação do significado com o nome pode ser um ponto atrativo para ele. Normalmente um nome com associação com a natureza ou algum elemento da natureza é mais fácil de apreciar e imagino que com Mayim se passa o mesmo. Para os que gostam de nomes mais exóticos e curtinhos, este nome seria uma boa escolha. 

A sonoridade lembra um pouco o nome que é mais comum aos nossos ouvidos, Mayara, seu diminutivo May também é o mesmo do nome Mayara. Já a terminação lembra outro nome mais familiar aos nossos ouvidos Yasmim. Sendo assim, Mayim é uma mistura de dois nomes que, para muitos, é muito exótico, principalmente para os portugueses.

Há uma atriz bastante conhecida pelos seriados que ela já atuou e que leva o nome Mayim ao conhecimento, a atriz Mayim Bialik, protagonista do seriado Blossom e uma das atrizes principais do seriado The Big Bang Theory.


Luinara Menezes





.

4 comentários: