sexta-feira, 6 de maio de 2016

Mabelle

.

Mabelle é um nome próprio feminino de uso na língua inglesa, correspondente ao nosso Mabel – que sim, ficou meio difícil de usar por estar associado ao biscoito, algo que não faço ideia por que as pessoas consideram algo ruim – e que tem outras versões em inglês como: Mable, Mabley, Mabella, Maybelle, Maybelline (inglês), e em galês possui a variante Mabli.

Também são variantes desse nome Annabel (alemão), Annabelle (francês), Amabilia (latim), Anabela (português), Anabel (espanhol). Você pode notar que o nome Mabelle coincide com a expressão francesa “ma belle”, ou seja, “minha bela”. Mas origina-se na verdade no nome Amabilis (Amábile) que significa amável.

Os nomes franceses têm sempre aquele ar delicado, adocicado, refinado e por isso tantos deles agradaram os brasileiros ao longo das décadas, e até hoje as pessoas tentam afrancesar nomes que a principio, nada teriam de franceses. Os nomes femininos, em especial, são extremamente adocicados. Mabelle é um deles, sem dúvida.

Além de começar com a inicial M, que tem muitos nomes femininos agraciados pelo público em geral, como Maria, Marina, Manuela, etc, termina com “elle” que está sempre figurando nos topos das listas como Isabelle, Emanuelle, etc.  Com certeza, Mabelle só não é mais comum por que as pessoas ainda não o conhecem, e isso não é mau, já que torna o nome bastante exclusivo.

Como referências do nome, podemos citar Mabelle Massey,  mais conhecida como Mab Segrest, é uma escritora e ativista feminista norte-americana;  Mabelle Gilman Corey, uma atriz americana do teatro e da Brodway, considerada uma das maiores belezas do século XIX e início do século XX.

No Brasil, na lista da Arpen/SP (2015) não temos nenhuma Mabelle registrada, entretanto, figura na lista os nomes Mabelly (3), Mabel (2), Mabellyn (1), Amabelli (1), Amabelly (1). Ou seja, até havia algumas famílias interessadas em Mabelle, só não souberam escrevê-lo.

Referências

Luinara Menezes. Mabelle. O Blog dos Nomes, 2015.
Mabelle. Behind The Name.
Mabelle, Wikipédia inglesa. 





.

4 comentários: