sexta-feira, 20 de maio de 2016

Lúrian

.



Se você pesquisar no Google pelo nome Lurian, só o que vai encontrar nas primeiras três páginas é a Lurian Cordeiro da Silva, filha do icônico ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Assim, de primeira, pensamos que o nome é feminino. Mas na verdade, Lurian é usado nos dois sexos, tanto com ou sem acento.

O nome não teve nenhum registro da lista da Arpen/SP de 2015, nem no ano anterior. Ele é um nome fácil de ser pronunciado em praticamente todas as línguas, mas sua origem é um pouco obscura. No Behind The Name está posto que Lurian é uma forma de Lauriano, que remete à louro, corado com louros, laureado, que por interpretação, significa “vitorioso”, “louvado”.

Existe uma chance de ser inventado – uma junção de dois nomes, como Lucas e Miriam, por exemplo – ou então, que o significado místico é “Rei ou rainha das estrelas”.

Acho prudente colocar acento para quem quer que seja pronunciado Lúrian, com a sílaba tônica no “lú”, mas caso contrário, melhor sem acento, e eu confesso que prefiro dito “Luriãm”. De qualquer forma, Lúrian parece mais feminino e “Luriãm” mais masculino.

Apesar de pouco conhecido, ainda há algumas personalidades conhecidas q.b., com este nome como é o caso de Lúrian Cortez - bailarino e coreógrafo brasileiro;

Considero um nome agradável, com sonoridade interessante e escrita sem complicações. Não é um nome que cause constrangimentos, porém, depois de testado com vários nomes, cheguei à conclusão que não é um nome que fique bem em compostos.






.

11 comentários: