quinta-feira, 12 de maio de 2016

Liora


.

Adoro nomes que lembrem o universo tolkiano, elfos, fadas, misticismo, simbolismo, um mundo alternativo e fantástico! Fico exultante quando descubro um nome assim. Foi o caso de Liora, que ainda tem o bônus de compor o conjunto de nomes terminados em “ORA”, que eu adoro, basta terminar em “ora” e eu já estou olhando com novos olhos!

Embora pareça algo élfico criado para uma personagem de livro/ série fantástica, Liora vem do hebraico e significa “minha luz”. É pouquíssimo conhecido em nosso idioma, mas se adapta perfeitamente à nossa língua. É facilmente escrito e pronunciado em português, e há apenas uma variante, Liorit, além da versão masculina, Lior.

É um nome que integra os nomes que classifico como românticos, poéticos, místicos, sem soar estranho aos nossos ouvidos, pela sonoridade lembrar um pouco Leonor, Leona e até Leonel. Ele tem a mesma terminação de Isadora, por exemplo, que é um nome bem popular no Brasil, ou como Teodora/Theodora, um dos meus favoritos.

A grafia de Liora me agrada profundamente também. É um nome relativamente curto, 5 letras, mas tem uma força que poucos nomes de 5 letras do gênero feminino têm e é sem dúvida um nome a ser explorado e cada vez mais divulgado.

Encontrei uma Liora Mandelbaum no Linkedin, mas não consegui muitos dados sobre ela, e uma Liora Gonik Otorrinolaringologista, que atende em Juiz de Fora/MG. Também encontrei um blog sobre uma garotinha chamada Liora, que possui Síndrome de Angelman e por isso mantém o site para recolher ajudas e divulgar informações sobre a doença.




.

2 comentários:

  1. Tive uma filha agr e coloquei o nome dela liora acho lindoooo

    ResponderExcluir
  2. Minha filha nasceu em 2015 e eu coloquei o nome de Liora... o significado é lindo..." O Dom de Deus que dá luz para mim"

    ResponderExcluir