domingo, 1 de maio de 2016

Jade

.



Em tempos antigos, existia uma crença de que a pedra de Jade  poderia curar as cólicas renais e ajudar em partos, por isso, ela foi chamada de pedra de Ijada (em espanhol, pedra do flanco), derivando de alguma forma do latim “ilia”. O Jade  é uma pedra bastante rígida, que tem colorações variando entre tons de branco ao verde escuro, que indica a quantidade de jadeíta (um mineral) e a nefrita (um actinolite). A palavra nefrita vem do grego nephrós (rim), pois os poderes da pedra supostamente se estenderiam a esse órgão.

No caso, se o nome vem do latim Ilia, do espanhol Ijada, significa que Jade  quer dizer “flanco”. No entanto, podemos interpretar logicamente apenas o significado da pedra preciosa, como um nome literal. Ela é valorizada pela sua beleza, usada na fabricação de jóias e em decoração, e segundo o simbolismo popular, está associada à sabedoria, clareza, justiça, coragem, saúde, amizade e modéstia.


E convenhamos, significar “Preciosa” é bem mais bonito do que “flanco”. O historiador Fratelli Fabri, em sua enciclopédia, descreveu que Marco Polo encontrou na China o que descreveu como objetos muito especiais talhados em uma pedra muito resistente. Acrescentou ainda que a exportação dessa pedra era proibida pelos chineses, pois eles acreditavam em seus poderes medicinais.

Como nome feminino, ele só começou a ser usado mesmo por volta dos anos 70, talvez com a questão da ascensão do movimento hippie na década anterior. Suas variantes mais conhecidas e usadas são Jada, Jaida, Jayda, Jadelyn, Giada. Uma curiosidade interessante é que o nome chinês Lin (que é unissex) significaria “bela Jade ”.

A primeira referência que eu tive do nome foi uma personagem da novela Malhação, em uma das primeiras temporadas. Depois, a marroquina Jade  interpretada pela Giovanna Antonelli, na novela global O Clone. Novamente na Malhação, em 2014, teve uma personagem Jade  interpretada pela Anaju Dorigon.

Em São Paulo, no ano de 2015 (Arpen/SP), foram registradas 170 meninas chamadas Jade . Como não podia ser diferente, teve 76 Jady, 10 Jaddy, 5 Jadi, 1 Jadyelly (crendeuspai). No Ranking do BabyCenter, Jade  nunca apareceu, nos sete anos em que ele foi publicado.


No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), consta que Jade é o nome de 11.801 pessoas, sendo que a maior taxa de frequência é no Amapá, sendo que ele começou a ser usado com expressão somente depois dos anos 90, atingindo uma maior incidência dos anos 2000 em diante. 

Já na lista de registros portuguesa, Jade  teve 13 registros em 2014. Os compostos registrados nos últimos anos foram: Jade -Noémi, Jade  Vitória, Lia Jade , Ana Jade Jade  Carolina, Alyssa Jade , Roana Jade Jade  Maísa, Maria Jade , DeniseJade , Aliya Jade Jade  Gracinda, Kyara Jade , Noa Jade , Joel Jade , Laura Jade , Estrela Jade , Diana Jade , Íris/Iris Jade , Luana Jade , Yara Jade Jade  Nicole, ArianaJade , Gabriela Jade , Mara Jade , Alexandra Jade . É importante ressaltar que, em Portugal, Jade  foi admitido em meados de 2013, mas apenas como segundo nome, então as informações acima também levam em conta pais estrangeiros.

Atletas:

  • Jade  Barbosa, brasileira, ginasta, nascida em 01/07/1991.
Celebridades:
  • Jade  Olivia Gordon (atriz britânica, nascida em 24/04/1987);
  • Jade  Raymond (executiva e apresentadora canadende, nascida em 28/08/1975);
  • Jade  Nicole Ramsey (atriz britânica, nascida em 10/02/1988. Tem uma irmã gêmea, também atriz, chamada Nikita Lianne Ramsey);
  • Jade  Amelia Thirlwall (cantora britânica, nascida em 26/12/1993);
  • Jade  Yorker (ator norte americano, nascido em 16/06/1985).
Plantas:
  • Strongylodon macrobotrys, conhecida como trepadeira-Jade ;
  • Crassula ovata, conhecida como planta-Jade  (ou também árvore da amizade).
Como já falei anteriormente, eu já tive uma época de forte tendência hippie. Jade  estava na minha lista ao lado de Sol, Lua, Cristal, Rubi, Pérola, Pétala, Tulipa... Mas sempre fiquei receosa sobre o nome por que moro no Rio Grande do Sul, no interior, e aqui as pessoas não falam “Jadi”, e sim “Ja-DE” mesmo, sendo que fica extremamente feio.

Usei como referência para esse texto, um artigo publicado no Blog dos Nomes, de autoria da Caroline Rodrigues, que é apaixonada por esse nome desde sempre. Para ler o texto completo da Caroline, clique aqui




.

2 comentários:

  1. Jade significa a preciosa de olhos verdes. é nome de origem latim
    muito comum em paises da europa (como frança por exemplo) e paises orientais como china e japão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é. A origem é o latim, mas o significado está longe de ser esse
      Para você ter uma ideia, "A preciosa de olhos verdes" em latim é "oculis viridi gemmas". Não tem a mínima semelhança do universo com a palavra JADE. Podemos por interpretação pensar em uma pessoa chamada Jade com olhos verdes, já que essa é a cor predominante da pedra. Mas aqui nesse Blog, a gente não "inventa' significado para agradar leitores.

      Excluir