sexta-feira, 27 de maio de 2016

Irapuã




Irapuã é um nome indígena, supõe-se, de origem tupi-guarani, predominantemente do sexo masculino, que significaria “colmeia em formato arredondado” ou então, mais simplesmente, “mel redondo”. A verdade é que pouco sabemos sobre a língua tupi-guarani pois registros adequados não foram feitos, e o idioma e dialetos acabaram se perdendo.

Irapuã, no romance indianista “Iracema”, de José de Alencar, é o chefe dos tabajaras, manhoso, traiçoeiro, ciumento, corajoso, valente, um grande guerreiro. Estava sempre lembrando Iracema sobre a necessidade de se conservar virgem, pois ela guardava o segredo de Jurema. De certa forma, Irapuã representa, com sua oposição, um esforço no sentimento de guardar e preservar as tradições indígenas.

Dessa forma, além de ser um nome indígena que recupera as raízes do povo brasileiro, possui belas conexões literárias com um dos maiores romances da literatura brasileira.

Embora tenha a mesma terminação do indígena popularíssimo Cauã (ou Kauã), Irapuã não faz o mesmo sucesso. Não há registros na lista da Arpen/SP 2015, nem a do ano anterior. Além de vários Cauã (628) e Kauã (1235), temos ainda registros de Tauã (7), Nauã (4) e Rauã (1), que nesse momento, não posso afirmar com certeza de onde surgiram e se tem alguma ligação indígena. A terminação encontra repercussão em várias famílias, mas Irapuã ainda não teve sua chance.

Entretanto, no facebook, além de achar uma boa quantidade de rapazes chamados Irapuã, ainda achei uma outra quantia chamada Irapuan, com alteração gráfica.

A Irapuã (Trigona spinipes) é uma abelha social brasileira, da subfamília dos meliponíneos, de coloração negra reluzente e extremamente agressiva. Ela ataca inclusive outras abelhas. Seu nome, derivado do tupi eírapu'amel redondo», em português), em referência ao formato de sua colmeia – confirmando inclusive, o significado acima. Faz seu ninho em galhos de árvores e destrói o botão floral de algumas plantas. Pode ser chamada também de Arapu, Cupira ou abelha-cachorro, dependendo da região do Brasil.

Irapuã é um município brasileiro do estado de São Paulo e também, um distrito brasileiro do estado do Ceará. Como referências reais de pessoas, encontrei um Irapuã Beltrão, Doutor em Direito Tributário pela Universidade Gama Filho.

Segundo a ferramenta Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), são 591 pessoas chamadas Irapuã no Brasil. Não é um número grande, e a maior parte deles se localiza em Pernambuco. A década em que ocorreu mais registros foi nos anos 60. 

Na variante Irapuan encontramos mais referências:

Irapuan Costa Júnior (Goiânia, 23 de dezembro de 1937), é um engenheiro e político brasileiro.
Irapuan Teixeira (Porto Alegre, 7 de dezembro de 1948) é um político brasileiro.
Irapuan Lima, foi um radialista e apresentador de TV brasileiro.
Irapuan David Lopes, mais conhecido como Gangan, foi um criminoso carioca que dominou o Morro de São Carlos, Querosene e do Zinco no final dos anos 80 até o início do século 21.





.