quarta-feira, 18 de maio de 2016

Elora



Apenas uma menina chamada Elora nasceu no estado de São Paulo em 2015, segundo a lista oficial da Arpen/SP. Não temos como afirmar nada em relação ao resto do país, mas tendo essa amostra, podemos dizer que Elora é um nome raríssimo no Brasil. Uma preciosidade. 

Elora é um nome que, em algumas fontes, é dado como o nome místico e lendário de uma certa rainha das fadas, dentro de um universo mitológico celta. De fato, sendo esse o significado real ou não, Elora é um nome que encaixa-se muito bem numa “rainha das fadas”. É um significado que eu gosto e que bem podia ser o verdadeiro!

Aliás, o significado é tão enraizado para mim que, só para contrariar, usei uma foto de sereia para ilustrar esse texto. Um ser mitológico, no fim das contas. 

Mas ao pesquisar mais sobre o nome, vê-se que sua origem é bem controversa. O Behind The Name só expõe esse nome como submetido por um usuário, então não é 100% garantido a correta etimologia. Mas eles falam que Elora seria uma contração de Elnora, que viria de Eleanora (uma forma de Leonora, Leonor, Eleonora, etc.)

Elora é uma comunidade em Ontário, Canadá, nomeada a partir de um navio que pertencia ao irmão do fundador. O nome do navio teria sido inspirado pelas grutas de Ellora, perto de Aurangabad, Maharashtra, Índia. Esse lugar é um sítio arqueológico que consiste em 34 cavernas artificiais escavadas entre os anos 600 e 1000 d.C. para a construção de templos e mosteiros. São as chamadas Grutas de Ellora (Ellora Caves), declaradas patrimônio mundial pela UNESCO em 1983. 

Para ser ainda mais confuso, além das já citadas, há fontes que dão Elora como um nome hebreu que significa "Deus é minha luz".

Elora Danan é um protagonista do filme Willow (1988). Na verdade, eu gosto de qualquer nome terminado em “ora”, qualquer um mesmo, então sou suspeita. Mas acho que Elora é um nome com associações muito positivas, que cabe muito bem a um bebê como vai envelhecendo bem junto com a sua portadora, não sendo infantilizado para uma adulta ou uma velhinha.

É também um nome respeitável, não vai causar nenhum problema em qualquer ambiente que a pessoa venha a freqüentar. No ambiente de trabalho, por exemplo, pode soar formal e profissional sem nenhum problema. Embora seja curtinho, apenas 5 letras, é um nome com forte presença, é marcante, e não consigo imaginar um composto onde ele fique harmonioso. Em geral, acho que é um nome para usar sozinho, brilhante, majestoso, único.


Acho que se parece bastante com Elena, Elisa, e também com outros nomes cuja terminação é semelhante como Isadora e Teodora, sendo que o primeiro está bem em alta nas listas brasileiras. 



.

20 comentários:

  1. Que legal!!
    Adorei seu post!!
    Meu chama Elora e amo meu nome!!

    ResponderExcluir
  2. Ellora, este é meu nome tirado do livro: fantasma de sandocan,tenho 41 anos sou de minas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, Ellora, vou procurar a referência desse livro! Grande nome, hein? Adoro ehehe

      Excluir
  3. Amei me chamo elora tbm amo meu nome minha mãe diz q significa elo de deus

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!!! Minha filha se chama Elora e é sim o nome mais lindo que existe.

    ResponderExcluir
  5. ola minha filha de 10 anos se chama Elora e foi por causa do filme que eu amava ... Elora Valentina

    ResponderExcluir
  6. Elora também é variação de heloara quem sabe me dizer??

    ResponderExcluir
  7. Eu sou Elora, sempre me sinto iluminada.Customo dizer "Eu sou a Luz." rs

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, me chamo Tarcísio, sou da Bahia. Não tenho filhos e também não conhecia esse nome até que, numa bela tarde, tirando um bom cochilo no sofá de casa, ouvi uma voz forte soar bem perto do meu ouvido: O nome de sua filha será Elora! Agora eu e minha esposa estamos treinando para fazer uma Elora muito linda e abençoada

    ResponderExcluir
  10. Minha filha se chama Elora muito bonito este nome

    ResponderExcluir
  11. Minha filha se chama Elóra. Nasceu em 2015. Será ela que fala do texto acima. Uma Elóra no Brasil nascida em 2015. O nome foi inspirado pelo filme que assisti quando tinha uns 12 anos de idade. O filme Willow na terra da magia.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo este nome! Minha filha se chama ELORA me inspirei no filme willou na terra da magia. Eu acho muito lindo porém as pessoas do nosso convívio tem dificuldade para pronunciar e já tem uns colocando apelidinhos chatos só espero q minha princesinha n sogra buling por causa de pessoas ignorantes

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua pesquisa sobre o nome elora.
    Agora sabemos que não tem só uma elora no Brasil e sim varias
    Prazer Elora Dana nasci no dia 26-02-2007 na cidade de Quirinópolis Goiás.
    Minha mãe se inspirou no filme willow

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Ellora, meus pais tiraram do livro fantasma de sandoca.Nasce em 1975

    ResponderExcluir
  15. Que legal...a minha bebê também se chama Ellora com segundo nome Nicolle...Ellora Nicolle, pois tenho um Nickollas...e é pelo filme também que marcou minha infância na sessão da tarde rsrsrsrs. A diferença entre eles (filhos) é de 19 anos, esperei muito pra ter minha fadinha!!!!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Aaah eu amei muito seu post, na adolescência eu tinha uma certa dificuldade em gostar do meu nome, mas hoje em dia amo, é raro, único e forte, me chamo Helora Danna, meu pais tiraram do Filme Willou, na terra da magia, inclusive vi o filme esses dias e amei

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Elora, herdei-o de minha amada madrinha. Penso que devo ser a pessoa mais velha que possui esse nome com orgulho. Já tenho 83 anos e moro no Rio de Janeiro ( cidade)Sou mãe de tres filhos e avó com um casal de netos. Sou uma pessoa abençoada.

    ResponderExcluir