sexta-feira, 6 de maio de 2016

Cecília: A filha de Bianca Castanho



Cecília não é nenhuma surpresa, portanto, a escolha da atriz Bianca Castanho não é exótica, surpreendente, impressionante, mas é muito simpática, exceto por um ponto. A menina, que tem próximo de 3 anos, é fruto do seu casamento com o empresário Henry Canfield.

Digo isso pois Cecília é um dos nomes considerados medianamente populares no Brasil. Em São Paulo, na lista geral da Arpen/SP (2015) Cecília (com acento) teve 663 registros, enquanto Cecilia (sem acento) teve 232. As duas grafias somadas - desconsiderando todas as outras - dão à Cecília a mesma expressividade de outros nomes bastante populares segundo o Ranking do BabyCenter como Giovanna, por exemplo.

Cecília é um nome razoavelmente popular, portanto, mas ainda assim é muito elegante e classudo. É perfeito para uma escolha acertada, pouco questionada e que todo mundo gosta. A exceção que sou obrigada a fazer é o significado desagradável: Cecília é a forma feminina do nome de uma família romana “Cecílio”, que foi derivado da palavra em Latim “Ceco”, ou seja, “Cego”.

Porém, papais e mamães, não se assustem: Na Roma Antiga, o cego era considerado mais sábio, pois era capaz de sentir, ver, com os outros sentidos, segundo a crença poderia saber ou prever coisas que as pessoas "normais" não poderiam. Então o significado está muito mais relacionado a "sabedoria" do que a deficiência ocular. 

Além disso, temos a famosa Santa Cecília, que foi uma mártir cristã que foi condenada a morrer por que se recusou adorar deuses romanos. Depois que várias tentativas de sufocamento falharam, ela foi decapitada. Mais tarde, foi considerada a padroeira dos músicos.

Ainda assim, eu não escolheria um nome que tem um significado negativo para uma filha ou um filho. Isso não significa é claro que toda Cecília será cega, até por que, o significado é só algo a ser considerado dentro do contexto em que o nome surgiu. E também, ninguém se apresenta dizendo “Oi, meu nome é Cecília, significa cega”. E sejamos ainda melhores: Quem disse que ser cego é algo pejorativo?

Então, se você escolheu Cecília e de repente se deparou com esse post, não se desespere nem desista do nome que você ama. O fato de eu me importar tanto com significado não quer dizer que você tenha que se importar também: isso é algo pessoal.


A atriz Bianca Castanho já disse que Cecília será filha única – ela teve uma gravidez de risco – e também tem uma marca de roupas iguais para mãe e filha, que rende fotos muito fofinhas. 


.



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário