quarta-feira, 25 de maio de 2016

Caubi & Cauby



Quando a gente fala ou pensa no nome Caubi ou Cauby, logo vem à mente o cantor Cauby Peixoto, personagem caricato da música brasileira. Apesar de hoje a gente não entender por que, nos seus sessenta anos de carreira ele já fez muito sucesso e muitas pessoas já foram nomeadas a partir dele.

A verdade é que Caubi ou Cauby – como você preferir – é um nome indígena, ou melhor, uma palavra indígena que define um arbusto, conhecido ainda por Caaobi, ou Caiubi, Caobi, Guaraná-Timbó ou Timbó-Mirim, cujo nome cientifico é Indigofera Anil. É um arbusto da família das Fabáceas que produz um corante azul, conhecido como “Anil”.

No site do BabyCenter Brasil está disposto que Caubi vem dos termos tupis ka'a ("folha") e uo'vi ("azul"). Já em outras fontes encontramos que vem dos elementos caá (erva, folha) e obi (verde). Então, pode ficar entre “folha verde”, “erva verde”, “folha azul” ou “erva azul”. Por interpretação, outras fontes apontam como “mato verde”.

Caubi não foi um nome indígena que se popularizou por sua beleza ou por seu significado, mas suponho, que pela sua participação no célebre romance indianista de José de Alencar, “Iracema”. Caubi, no romance, era um valoroso guerreiro tabajara, irmão de Iracema. Assim como Iracema e Moacyr, esse foi um nome usado pelo autor que caiu no gosto das pessoas em determinada época no Brasil.

Porém, isso foi há décadas atrás. Hoje em dia, tirando Cauã e Tainá, são poucos os nomes indígenas que encontram repercussão. Não há nenhum registro de Caubi em nenhuma lista disponível no Brasil.

Na ferramenta Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), Caubi é o nome de 583 pessoas em todo o Brasil. Eles nasceram mais na década de 60 com maior frequência no Ceará. Já Cauby é mais raro, sendo o nome de 187 pessoas. 

Acredito que seu uso seja um pouco complicado no Brasil hoje em dia, por conta do Cauby Peixoto e sua caricata figura, o que poderia causar constrangimentos e incômodos para a criança. Mas em outros lugares, pode ser original e diferente, como todo nome indígena. 



.

8 comentários:

  1. Nossa, não, só consigo imaginar aquele senhor com as músicas super bregas com aquela pinta enorme na cara sensualizante kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Acho que dentre os nomes indígenas esse é um dos piores, senão o pior.

    ResponderExcluir
  3. Vê se bem que quem escreveu o texto não conhece nem um pouco o cantor e muito menos o ser humano Cauby Peixoto. Lamentável chamá-lo de caricato. E de muito mal gosto.

    ResponderExcluir