quinta-feira, 26 de maio de 2016

Caiuá





Caiuá é um nome de origem indígena, da língua tupi-guarani que significa “aquele que mora no mato”. Aparentemente, é um nome do gênero masculino.

A nossa pesquisa por esse nome não retornou muitos resultados, por isso foi bem curta. Na verdade, descobrimos que há um município brasileiro do estado de São Paulo chamado Caiuá, existe também um Rio Caiuá, e mais outros dois municípios chamados São João do Caiuá e Santo Antônio do Caiuá.

O significado de Caiuá também é relativo aos indígenas da tribo tupi-guarani dos Caiuás, do Leste da República do Paraguai, Sudeste do Mato Grosso no Brasil e o Vale do Paranapanema. 

Os caiuás, portanto, são os indígenas dessa tribo. Por conta de conflitos nas suas terras, os Guarani-Kaiowá ficaram bastante conhecidos nas redes sociais. Essa é outra grafia do nome.

A única pessoa que encontrei na Internet com esse nome foi Caiuá Cardoso Al-Alam, professor da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão. Como era de se esperar, não encontramos nenhum registro nas últimas listas do Brasil.

Segundo a ferramenta Nomes no Brasil (Censo 2010, IBGE), Caiuá tem 92 registros, dos quais 88 são homens e 4 são mulheres. Os registros ocorreram somente na década de 90, e a maior parte deles foi em São Paulo. 

Por ser um nome de origem indígena, ele pode ser uma boa opção para quem deseja resgatar as raízes do povo brasileiro. Além disso, Caiuá tem uma terminação diferenciada dos habituais nomes masculinos, deste modo, pode ser uma alternativa para quem busca nomes diferentes e marcantes. 



.