quarta-feira, 25 de maio de 2016

Atiara



Atiara é um nome indígena de origem tupi-guarani que significa “um fio de luz”. Aparentemente, é um nome do gênero feminino.

Por causa de seu significado, Atiara é um nome dado desde à instituições religiosas e espirituais que pretendem ser “o caminho da luz”, ou a “iluminação”, quando de serviços de energia elétrica, marca de lojas que vem lâmpadas e tudo que esteja relacionado à luz.

Pelo menos, ao fim das contas, sabemos que o significado está provavelmente, correto.
No estado de São Paulo, segundo dados da Arpen/SP, em 2015, não foi registrada nenhuma menina chamada Atiara. Entretanto, aparece um registro de Ynatiara e outro de Natiara. Os nomes terminados em “Ara” são bem conhecidos dos brasileiros, de modo que Atiara não deve causar estranhamentos.

Exceto pelo fato de, talvez, lembrar “a tiara”, referindo-se ao arco usado nos cabelos. Também pode causar uma confusão bem fácil com o verbo “atirar”.

O significado do nome é uma inspiração interessante, uma vez que a luz é usada para simbolizar muitas coisas, desde conhecimento, iluminação, salvação. Um fio de luz na escuridão pode representar ainda a esperança. Por isso, Atiara tem um significado muito auspicioso.





.

3 comentários: