domingo, 29 de maio de 2016

Astrid

.


Astrid é a forma moderna de Ástrídr, um nome derivado dos elementos do nórdico antigo “ass” (deus) e “frídr” (belo, amado). O primeiro elemento se encontra também nos nomes Asbjorn, Asmund, etc. e o segundo elemento encontra-se também em Gudrídr, Sigrid e Ingrid. Um nome relacionado existia no alto alemão, Ansitruda ou Anstruda, composto por “ansi” (deus) e trut (amado, querido), e por vezes, Anstruda é dito como variante de Astrid.

De qualquer modo, embora não seja nem de longe o significado, Astrid lembra-me algo astrológico, como a palavra “astro” ou “astronomia”.

Outras variantes incluem Asta, Sassa (sueco), Asta (norueguês), Ástrídr (escandinavo antigo), Astryda (polonês), Astride (letão). Uma portadora notável é Astrid Lindgren, uma escritora de livros infantis.

É um nome feminino escandinavo, porém, bastante usado em outras línguas. É reconhecido em muitos países, sendo popular em vários deles, o que poderia qualifica-lo como internacional. Confira alguns países nos quais Astrid encontra-se no ranking de nomes mais usados:

Estados Unidos: classificado em # 890
Inglaterra e País de Gales: classificado em # 486
Dinamarca: classificado em # 41
França: Classificado em # 425
Noruega: classificado em # 44
Suécia:  Classificado em #18
Suíça: Classificado em #97 (em 1974, já que o nome ficou no top 100 por lá desde 1951 até 1974)

Além dos idiomas escandinavos, nos quais se origina, o uso do nome se espalhou mais ou menos amplamente, também em várias outras línguas. Ele se expandiu, ainda na forma Astrid, em italiano, espanhol, catalão, francês, alemão, inglês e, embora em menor escala, português. Além disso, passou por adaptações em outros idiomas.

Na Itália, por exemplo, ele ficou conhecido pela reputação de Astrid da Suécia, Rainha da Bélgica; Nenhuma santa portou o nome de Astrid, então, o nome é adéspota, porém, os italianos comemoram no dia 17 de outubro, dia de Santa Anstrude, abadessa de Saint-Jean de Laon.

No Brasil, Astrid é o nome de 745 pessoas, das quais a maioria nasceu na década de 60, e o estado onde são mais frequentes é Santa Catarina. A variante Astride também tem 282 representantes, também a maior parte na década de 60.

Na lista da Arpen/SP de 2015, abrangendo apenas o estado de São Paulo, constam apenas 2 registros de Astrid. Vejo esse nome como sendo raro, elegante, refinado e com potencial de crescimento. Ele é subutilizado no Brasil, mas isso é uma questão de descobrir o nome. Não gosto nada da variante Astride, pois dependendo da região do Brasil, a pronúncia fica feia. Além disso, Astrid leio “Ástrid” enquanto Astride leio “astríde”.

Referências:

Astrid da Bélgica, princesa belga.
Astrid da Noruega, princesa norueguesa;
Astrid da Suécia, princesa sueca e rainha da Bélgica.
Astrid Berndt, esgrimista alemã;
Astrid M. Fünderich, atriz alemã;
Astrid Guyart, esgrimista francesa;
Astrid Carolina Herrera Irrazábal, modelo venezuelana;
Astrid Uhrenholdt Jacobsen, atleta norueguesa;
Astrid Kirchherr, fotógrafa alemã;
Astrid Kumbernuss, atleta alemã;
Astrid Lindgren, escritora sueca;
Astrid Lødemel, esquiadora alpina norueguesa;
Astrid Lulling, política luxemburguesa;
Astrid Meloni, atriz italiana;
Astrid Strauss, nadadora alemã;
Astrid van der Veen, cantora holandesa;
Astrid Varnay, soprano sueca naturalizada norte-americana;

Astrid Yunadi, modelo da Indonésia.



.

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Do seu cu , Valéria cara de xereca����

      Excluir
  2. Hum... é interessante, nunca tinha pensado nele.... diferente, gostei.

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã, mas não é ruim, é original.

    ResponderExcluir
  4. Não é o meu preferido, mas te garanto q é 1 milhão de vezes melhor q Sofia ou Isabela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece nome de alguma doença de estômago kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Parece a doença que rima com sua buceta ne valeria cara de xereca kkkkk

      Excluir
  5. Eu gosto do nome, mas acho a Astrid Fontenelle tão chata que esse nome fica inviável pra mim

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante mas entra naquela lista de nomes que não teria coragem de colocar em um(a) filho(a)

    ResponderExcluir
  7. Tinha eaquecido que esse nome existia. Gosto dele, mas não usaria...

    ResponderExcluir
  8. Gosto. Vou colocar esse nome na minha filha. ♥️

    ResponderExcluir
  9. Confesso que acho o nome bonito e o significado mais ainda. Lembro do filme como treinar um dragão (mas nos livros essa personagem não existe hahaha). Bom...acho que gosto é uma questão pessoal e todos somos livres para manifestar opinião. Acho feio quem usa palavras de baixo-calão só porque ficou ofendido com um comentário, isto denota mediocridade. Não estamos aqui a criticar ninguém, mas a tecer considerações sobre um nome, que pode causar algum desconforto para a criança. O bullying infelizmente é uma realidade. Não sei se acho Astrid tão viável assim no Brasil, tem esse problema de ser sonoramente assemelhado a gastrite ou a triste. Também não sei se combina com sobrenomes portugueses. É um caso a se pensar. Construir um todo harmônico é interessante. O mais importante é ensinar a menina a amar o nome e também o motivo de tê-lo dado de forma a se construir uma personalidade empoderada e suficiente em si mesma. Eu gosto de nomes exóticos como Brigitte, que possui também origem nórdica, mas eu tenho que ponderar esse meu gosto com o futuro da criança e analisar se seria viável...uma vez estava super interessada pelo nome Magnólia (ainda gosto, mas não usaria)...até que vi no babycenter o comentário de uma moça falando para não darem esse nome, justamente porque a irmã dela era portadora e a mesma o odiava, de modo que todos a chamavam de "Meg" tamanha era a repulsa pelo nome. Acho importante levantar os prós e os contras...Também estava super interessada no nome Dara em composto com Luz...mas iria ficar super, mega, ultra zoado Dara Luz (Dar a luz)...Enfim, estamos aqui para crescer em ideias sobre a onomástica e não para termos comportamentos não civilizados, por puro amargor de um problema interno não solucionado. O debate é importante!Sejam bem-vindas ao mundo todas as Astrids! E que todos nós saibamos a conviver com críticas, de modo a nos tornarmos pessoas mais tolerantes e pacíficas.

    ResponderExcluir
  10. Eu usaria o nome pois não acho um nome escandaloso, só acho que fica diferente da maioria comum. Ex:Lucas, Luiza, Ana, Anna, Giovanna, Giovana, Gabriela, Gabriela, Gabrielle, Gabrielle etc....

    ResponderExcluir