terça-feira, 3 de maio de 2016

Ásaro & Ásarum

.


Esse texto foi originalmente
publicado no Blog dos Nomes,
gentilmente cedido pela autora
Luinara Menezes. Para ler em seu 
sítio original, 


Ásarum/Ásaro é um gênero de plantas da família vinda da espécie Aristolochiaceae, vulgarmente conhecido como gengibre selvagemÁsarum Ásaro vem do latim Asarum que é o genitivo plural asa, que significa altar ou santuário.

Nomes de plantas do gênero são sempre um belo achado, já que mescla um gênero que normalmente tem nomes com sonoridade forte com o simbolismo frágil da planta e com este nome não poderia ser diferente.

Ásarum e Ásaro tem uma sonoridade bem forte, um nome de presença e que se mistura numa imagem tão delicada como uma planta, ainda que esta planta não tenha um aspecto delicado.  Para quem leva em conta a ligação do nome com a natureza e procura alternativas diferenciadas de achar um nome masculino nesta categoria, Ásarum e Ásaro seria uma escolha acertada.

Ásarum, pela sua terminação, tem um ar mais medieval. Já Ásaro penso que tem um ar mais moderno, ainda que passe uma ideia de nome vintage. Ambas as opções tem excelentes características em sua sonoridade.

Tão imponente quanto a sonoridade destes nomes é o seu significado. Um altar ou santuário, remete-nos a uma imagem majestosa e poder ser também um atrativo a mais para este nome.

Imagino Ásaro e Ásarum duas escolhas perfeitas para pais bem ousados, que adoram incluir na escolha dos seus filhos nomes que remetem a natureza e que ao mesmo tempo não sejam óbvios como muitos que vemos e que começam a ficar cada vez mais populares, se tratando de nome masculino, estas duas opções são raridades preciosas que precisam ser divulgadas.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário