terça-feira, 24 de maio de 2016

Arani

.


O nome Arani, segundo as fontes pesquisadas, é um nome indígena de origem tupi-guarani que significa “mau tempo”, “tempestade”, “tempo furioso”. Eu que sou uma apaixonada por tempestades, e quanto mais assustadora mais bonita acho, considero esse significado incrível.

Assim como a maioria dos nomes indígenas, é difícil de encontrar referências, pois não são nomes populares. Encontrei, por exemplo, uma certa Dr. Arani Francisca do Nascimento, uma Endocrinologia que atende em São Paulo/SP, ou Arani Borges, uma psiquiatra paulista, ou uma Arani Schroeder, que foi candidata a reitora da Univali (universidade). Todos pequenos detalhes, personagens anônimos que estão por aí, portando o nome Arani, sem ser visualizados.

Arani é um nome que pode gerar dúvidas na pronúncia, sendo que poderia ser pronunciado Araní, com a última sílaba imaginariamente acentuada, coisa que acontece melhor com Arany, pois a impressão que tenho é que o Y no final puxa acento, ou então, Arãni, com o som nasal fechado na segunda sílaba, forma que acho imensamente mais bonita e graciosa.

A sonoridade do nome não é nada estranha, visto que existem muitos nomes com a terminação “ani”, como por exemplo, Marjani, um dos que mais aprecio.

Arani é uma cidade do centro da Bolívia, capital da província de Arani, no departamento de Cochabamba.

Arany, com y, significa também "ouro" em húngaro. Um portador famoso de nome foi János Arany, um poeta do século XIX.

Aarani Satyanarayana ou Arani Satyanarayana é um famoso ator do cinema indiano. Era de se supor que Aarani também é um nome indiano, mas não encontrei nenhuma referência.

A professora Arany Santana Neves, é graduada pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em História da África e em Língua e Cultura Kikóngo, e desde Abril de 2008 é coordenadora dos Centros Sociais Urbanos do Estado da Bahia, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

Arani ou Arany é outro nome indígena que pode se tornar uma boa alternativa para pais que desejam resgatar a cultura dos povos indígenas brasileiros ou estabelecer uma ligação com nossa ancestralidade indígena.





.

8 comentários:

  1. Já tive uma aluna com esse nome (Arani, nessa grafia que é a que prefiro também), a única que conheci. Eu gosto, é fofinho, tem uma origem tudo a ver com o Brasil é para nos orgulharmos mesmo de nossas origens e é um nome bonito e com potencial!

    ResponderExcluir
  2. Os nomes indígenas acabaram sendo usados mais para nomear cidades, ruas, praças (chama-se topônimos, né? ) e ficaram meio em desuso para pessoas, como nome próprio. Acho a maioria das sonoridades deles um pouco áspera e pouco usável nos dias de hoje, são poucos nomes indígenas que me agradam de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Nome da minha avó e da minha mãe (Arani e Arany respectivamente). Acho fantástico a fonética do nome, mas minha mãe simplesmente detesta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TENHO ESSE NOME ARANI, NÃO GOSTAVA, MAS AGORA ACHO FOFO...

      Excluir
    2. como se pronuncia? araní ou arâni?

      Excluir
  4. Minha avó se chama Arani, nascida em 1932 no Alto Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira. Hoje mora em São Paulo, mas ainda fala nhegatú com fluência. Se pronuncia Araní.

    ResponderExcluir