sábado, 21 de maio de 2016

Apoema & Apoena





Apoema, na maioria das fontes, é afirmado ser um nome de origem indígena tupi-guarani que significa “aquele que vai mais longe” ou “aquele que vê mais longe”. Também é apresentado em vários sites na grafia ou variação Apoena. Apesar da terminação ser sugestivamente feminina, esse nome é do gênero masculino.

O significado é muito interessante, já que enxergar além das aparências e das imediaticidades é uma qualidade que se espera de uma pessoa, enxergar além do que se vê, visualizar o futuro, fazer mais que o necessário, ver novas possibilidades. Ampliar o campo de visão é alcançar mais conhecimentos, ser mais sábio, abrir a cabeça para novas culturas.

Uma boa olhada no Google é o bastante para identificar que Apoema e Apoena estão sendo usados para nomear vários empreendimentos como parques naturais, reservas ecológicas, e até uma faculdade Apoena existe em Macapá.

Nas listas disponíveis no Brasil, não encontrei registros de Apoema ou Apoena em crianças nascidas nos últimos anos. Apesar do nome ser masculino – e eu encontrei vários homens chamados Apoema no Facebook – a maioria dos perfis que visualizei são de mulheres. Assim, o nome tem sido usado para ambos os sexos. Do mesmo modo com Apoena, que também é usado para homens e mulheres.

Além de ser indígena e ter um significado legal, Apoema lembra-me a palavra “poema”, o que deixa o nome ainda mais interessante para mim, o que já não ocorre com Apoena, que não direciona para a mesma associação imediata.

Como referência, vamos citar Apoena Meireles, foi um importante e indigenista brasileiro. Presidiu a FUNAI entre 1985 e 1986. Nascido em uma terra indígena, seu nome "foi uma homenagem prestada pelo pai, Francisco Meireles, a um cacique Xavante que ele conhecera na década de 1940, durante o primeiro contato do homem branco com a tribo Xavante".


Apoena: O Homem que Enxergava Longe”, é o título do livro de autoria da escritora Lilian Newland, com colaboração de Aguinaldo Araújo Ramos, narrou a vida e a trajetória do sertanista Apoena Meireles, e fez um trocadilho entre o significado do seu nome e o título do livro. 



.

16 comentários:

  1. Não gostei desse nome, achei forçado. Parece poema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é lindo e tem todo um significado por trás dele além de lembrar sempre de um poema quando pronunciado, aliás poemas são lindos. E o seu nome?

      Excluir
    2. Lembrando que ninguém é obrigado a gostar de nome nenhum, e pode dar sua opinião desde que não haja ofensas e palavras de baixo calão :)

      Excluir
  2. Nome lindo!!! Poema é lindo, significado interessante.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia eu me chamo Apoena e sou mulher. Sou piauiense e Tenho uma Tia que se chama Apoacyena outro nome indígena também . Pensava que Apoena significava Por do Sol.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo meu nome acho ele único e diferente.

    ResponderExcluir
  5. Olá também me chamo apoena. Meu pai queira um nome que fosse tipicamente brasileiro quando nasci e o nome típico brasileiro é o indígena pois quando descobrirão o nosso pai os índios já estava aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me chamo apoena é também tenho um filho,chamado apoena Filho.

      Excluir
  6. Olá me chamo Paulo, achei o nome Apoema lindo, pensei que talvez tivesse outra origem, mas é da nossa Terra Brasil.
    É diferente, marcante,seu significado, achei interessante

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Apoena sou mulher e tenho 15 anos, amei a pesquisa bem interessante. Minha família escolheu meu nome pois no livro do Ziraldo no livro "Menino maluquinho" Ziraldo faz uma homenagem ao garoto chamado Apoena, minha família achou interessante e meu bisavô com origens indígenas influenciaram bastante na decisão e minha mãe decidiu colocar. Já sabia o significado, gostei bastante de saber mais sobre. SZ

    ResponderExcluir
  8. Minha filha tem 3 anos e se chama Apoena

    ResponderExcluir
  9. Lindo nome, demonstra garra poética! BRASIL ACIMA DE TUDO! DEUS ACIMA DE TODOS!

    ResponderExcluir
  10. Em 1988, idealizei a Apoena - Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar, que tinha por finalidade defender o meio ambiente na bacia hidrográfica do Alto Paraná! O nome foi emprestado dos índios tupi-guarani,subnação Caiuá,que habitavam o Oeste do Estado de São Paulo. Apoena significa ver na frente, recuperar, restaurar (para nós florestas e biodiversidade) e tem analogia com a palavra Paraná, que também na linguagem poética daquela etnia quer dizer parecido com o mar, irmão do mar!

    ResponderExcluir
  11. Tenho um amigo com esse nome.

    ResponderExcluir
  12. Oi bom dia meu nome apoana até agora nunca encontrei siquinificado queria sabe muito siquinificado sou mulher

    ResponderExcluir