quinta-feira, 5 de maio de 2016

Adriel

.
Adriel é um nome hebraico que significa “rebanho de Deus” ou “Deus é minha ajuda” (nesse caso, ele tem um equivalente em hebraico que é Azrael). As variantes possíveis são Adriele (italiano) e Hadriel (latim). É um nome com ligações religiosas, mas que não são óbvias, como no caso de Jesus ou Moisés, por exemplo, assim, pode ser usado tranquilamente tanto por pessoas devotas como por aqueles que não possuem religião ou são de outra matriz religiosa.

Em relação ao primeiro significado, devemos lembrar que na Bíblia a relação de Deus com seu povo é analogicamente feita com a relação do pastor com suas ovelhas, animais dependentes, que por isso requerem orientação, criando com seu pastor relação de cuidado e afeto. Assim, é famosa a citação bíblica que denota essa relação “O Senhor é meu pastor, nada me faltará.” (Salmos 23:1).

O nome é retirado, no Antigo Testamento, filho de Saul, marido de Merab, enquanto que na tradição judaica Adriel é um dos anjos da morte, entre Azrael, Bebriel e Hemeh. Nos Estados Unidos, no ano de 2014, ele estava na 433ª posição, sendo que aparece no ranking norte-americano desde 2002.

Em São Paulo, no ano de 2015, foram registrados 116 meninos chamados Adriel. Há muitos e muitos registros diferentes, com várias grafias, do nome Adriele, mas obviamente, não se trata da versão italiana masculina, mas sim, um aportuguesamento feminino. Há muitas meninas chamadas Adriele (e variações de escrita) no Brasil. Se fossem morar na Itália, certamente seria bem estranho.

Como referência podemos citar Adriel Jeremiah Green, um jogador de futebol americano. Assim como Adriel Jared George, é um jogador de futebol profissional da Antígua.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário