sexta-feira, 1 de abril de 2016

Zorion

.
Zorian é uma variante bem descolada de Órion, a constelação. Mas também coincide com a palavra basca para “felicidade”. Sua forma feminina é Zoriane.

No caso de representar uma variante de Órion, ele também tem características mitológicas. Órion era um herói, caçador, filho de Poseidon e amado por Ártemis. Um escorpião é enviado para mata-lo, algumas versões da lenda dizem que por Apolo, irmão de Ártemis, outras dizem que foi por Gaia. Assim, Ártemis sendo desafiada por Apolo sobre sua pontaria, acerta Órion e o mata por engano. Desolada, pede à Zeus que coloque Órion e o Escorpião entre as estrelas. Assim, a constelação de Órion e a do Escorpião são vistas próximas. A palavra “Órion” quer dizer “fronteira” ou “limite”, do grego “horion”. Na mitologia nórdica, essa constelação é chamada de Fuso de Frigga, uma deusa.

Já na versão basca, Zorian é um nome literal. Significando literalmente “felicidade” na língua basca, ele pode ser um nome classificado num estilo mais hippie. De qualquer modo, Zorian é um nome cercado de misticismo e simbologia, e a própria sonoridade do nome remete à isso. Além disso, um bom nome com Z é algo difícil de achar, e por outro lado, Zorian e de fácil pronúncia em todas as línguas mais usadas no mundo, inclusive no português.

Zorian pode ser uma alternativa muito interessante à Brian ou Rian, nomes estrangeiros com terminação parecida, e pode ser uma boa opção à nomes terminados em “on” mas que já são datados, como Edson ou Anderson.


Zorian & Zorian. O blog dos nomes.

Zorian. O Blog dos Nomes

Zorian. Nameberry.

Zorion. Behind The Name.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário