quinta-feira, 7 de abril de 2016

Zion

.


Zion parece ser uma nova sensação em termos de nomes masculinos em vários países, e não poderia ser diferente no Brasil. Apesar de, no inglês, a pronúncia ser “záion”, há pessoas pronunciando Zíon mesmo, ou Ziôn, e viva a diversidade!

Ele atualmente vem sendo considerado um nome “cool”, moderno, enfim, um nome que pessoas descoladas usariam para seus filhos. Pois lembra quando falei que a língua portuguesa as vezes estraga nomes? Então: Zion é uma forma de Sião.

Na verdade, Zion é uma forma judaica de Tzion, de origem hebraica, a partir do nome de uma fortaleza que estava no centro de Jerusalém. Zion é usado para se referir a uma pátria judaica ou mesmo ao “céu”. Zion é um termo bíblico para a  “terra prometida”.

Para o movimento rastafári, significa uma utopia ou o paraíso na Terra, e é também amplamente associado com a unidade de uma pátria judaica e com os ideais da Igreja Mórmon. É associado também à cidade que vivia o profeta Enoque, ancestral de Noé, onde todos os habitantes eram tão bons que a cidade foi levada aos céus.

No Antigo Testamento, Zion é uma adequação fônica e gráfica referente ao nome de uma acidente geográfico mencionado na Bíblia, sendo a cidade de Jerusalém como um todo, e veio a ser símbolo de aspirações patrióticas judaicas, vindo a ser a fonte do termo “Sionismo”.

Para alguns desdobramentos cristãos, Zion será a última cidade possível de viver depois do Armagedom. Ninguem o considerava um nome próprio até os músicos Lauryn Hill e Rohan Marley (filho de Bob Marley) escolherem para seu filho. A partir daí, dezenas de pais estão usando-o como nome para seus filhos. Por conta da carga religiosa, muitas mães em fóruns americanos dizem ter medo de parecer uma declaração política/religiosa e pensam em usá-lo como segundo nome/ middle name.

Suas variantes são:  Zion (judaico, bíblico), TZion (hebraico bíblico), Sião (português).

Em São Paulo-BR, foram registrados 58 Zion, 16 Zayon e 14 Zaion esses últimos com as grafias equivocadas. Já em Portugal, como não é aceito, foi registrado apenas 1 Zion, com o composto Zion Francisco e 1 como segundo nome: Matteo Zion.

No EUA decolou nos últimos anos, especialmente depois cantora Lauryn Hill usou-o para seu filho em 1997. Posições: 236º (2013), 235º (2012), 245º (2011), 230º (2010) para meninos - que representa cerca de 1 500 bebês nascidos em 2012 - e 820 para as meninas (mas não é unissex). Inglaterra 451º (2013) e Nova Zelândia 95º (2012), 89º (2011) e 88º (2009). Com a gravidade do significado religioso, muitos ainda não querem colocar. A pronúncia hebraica é “tziyon”. 

Dwayne Wade, astro do basquete, a modelo Isabeli Fontana, o ator Micael Borges e a estrela do reality American Idol 3, Fantasia Barrino também nomearam seus filhos de Zion

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the name, os entrevistados acham que:

69% é um nome muito bom; 73% masculino; 53% clássico; 65% maduro; 63% formal; 69% elegante; 55% natural; 70% com credibilidade; 76% forte; 66% refinado; 

Canções famosas:

  • Lauryn Hill - To Zion (para seu filho);
  • Willi Williams – Zion Town (para sua cidade).


Referências.








.

9 comentários: