segunda-feira, 4 de abril de 2016

Zarco

Barbudos de respeito   Dicas de cuidados com a barba
.

Ao ler ou ouvir o nome Zarco, admito, a primeira coisa que penso é que venha de alguma língua distante, complicada e oriental a qual não conhecemos. Na verdade, esse era o sobrenome de um famoso navegador marítimo, João Gonçalvez Zarco, a quem é atribuída a “descoberta” da Ilha da Madeira, em 1418.

A história conta que Zarco era um judeu, originário da Península Ibérica, especificamente de Tomar, onde ainda hoje está instalada a Sinagoga D’arco, ou então, do Zarco.

O sobrenome dele, portanto, indicaria sua origem. Mas de acordo com outras fontes, Zarco seria uma palavra que provem do árabe hispânico Zárqa, que por sua vez, origina-se no árabe clássico azrag, tratand0-se de um adjetivo que qualifica a cor azul – a cor da água, principalmente – ou então, a cor dos olhos azuis claros.

Por interpretação, Zarco significaria “azulado” ou então “aquele que possui olhos azuis”. Acredito que esse nome seja mais usado na América do Sul hispânica, mas bem mais como sobrenome do que como nome.

Zarco também é o sobrenome de Johann Zarco, um piloto de motocicleta do Grand Prix da França.

Pessoalmente, acharia bem criativo os pais nomearem um bebê como Zarco a partir dos olhos azuis. Seria uma nome alusivo à uma característica física da criança.

Como é um nome mega raro, não há registros em São Paulo, nem em 2014 bem como em 2015 (Arpen/SP), e também é bem complicado achar referências além das já citadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário