terça-feira, 5 de abril de 2016

Viena

. 


Muitas vezes já li e até mesmo escrevi que “nomes geográficos estão na moda”. Enfim, não é bem assim: usamos nomes em pessoas que são nomes de lugares há séculos, milênios, talvez. Caetano (de Caeta), Délia (de Delos), Lourenço (de Laurento), tantos nomes que remetem à cidades antigas, ilhas, países. Por isso, precisamos abster-nos dos estranhamentos.

Por isso, Viena é um nome viável, afinal, é o nome da capital da Áustria (Wien, no idioma original). É um local onde turistas de todo o mundo visitam, e quem não concretizou ainda, sonha com isso. Quando penso no nome próprio, Viena, imagino um casal que se conheceu lá ou viajou para lá juntos, e assim, como este foi um acontecimento especial, resolve nomear uma filha. Uma história mágica para contar.

Viena foi a capital do império Austro-húngaro, e é de lá que surgiram nomes que dispensam apresentações, como Sigmund Freud, Mozart, Beethoven, Schubert, etc. Os romanos chamavam Viena de Vindobona, nome de origem celta que significa “Cidade Branca”, incluindo o vocábulo beann (monte, colina), sendo que Viena significaria “cidade dos montes brancos”, em alusão ao inverno rigoroso.

Assim como Siena, considero Viena uma ótima opção, tanto ousada como romântica. É difícil ver o nome em uma pessoa real mas podemos facilitar citando como referência Vienna Teng, pianista e cantora americana. Na literatura, temos Vienna como uma das personagens de um romance do escritor F. Scott Fitzgerald.

Também podemos olhar com carinho para Vienne, a forma como Viena é conhecida na França.

Vienne. Behind The Name.

Vienna. Behind The Name.
Viena. O Blog dos Nomes.
Viena. Wikipédia. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário