quarta-feira, 6 de abril de 2016

Túlio

.

Túlio é um nome proveniente do latim, cujo significado, provavelmente, não se conhece.


É um nome raro tanto no Brasil, quanto em Portugal. Parece mais familiar a ambos por ter uma sonoridade parecida com Júlio. No Brasil, teve um jogador de futebol que fez o nome ser mais reconhecido, o chamado Túlio Maravilha. Na década em que ele fez mais sucesso, em meados dos anos 90, o nome teve alguns registros a mais em homenagem a ele.

Ainda sobre os registros, é preciso dizer que Túlio teve 24 registros no estado de São Paulo, no ano de 2014 (Arpen/SP). 

Uma pista sobre seu significado pode ser o elemento químico Túlio, que está na tabela periódica com símbolo Tm e número atômico 69, que teve seu nome derivado do grego Thule, o nome de uma ilha  ou um nome romano antigo para um país mítico no norte distante, talvez a Escandinávia.

Outra pista pode ser o nome Getúlio, do qual Túlio poderia muito bem ser um diminutivo derivado. Nesse caso, fizemos um post recentemente sobre GeTúlio que pode ser consultado aqui.

Túlio é também o nome do personagem muito simpático e defensor dos passarinhos, principalmente com as araras azuis, do filme Rio (Pixar).

É um nome raro hoje em dia que poderia ser uma alternativa interessante a Tomás ou Tiago. Túlio ainda tem a qualidade de ser raro, exclusivo e atemporal.
Pode ser encontrado nas variantes Tullius (romano antigo), Tullio (italiano) e Tulio (espanhol).

Referências





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário