terça-feira, 5 de abril de 2016

Sasha: o nome da filha da Xuxa

Fotografia tirada no Purepeople 

Sasha Meneghel Szafir é o nome completo da filha da apresentadora, cantora e empresária Xuxa Meneghel e do ator e empresário Luciano Szafir. Para começo de conversa, a gravidez de Xuxa já foi motivo para várias reportagens, documentários, matérias de revistas, jornais, meios de comunicação em geral. O parto se tornou o mais documentado da história do Brasil, e seus 10 primeiros minutos de vida foi transmitido pelo Jornal Nacional. Na época, foi o equivalente brasileiro ao nascimento dos filhos de Kate e William na Inglaterra.

Eu era uma adolescente de mais ou menos treze anos na época, e lembro bem dessa fase da gravidez e parto da pequena Sasha, e a parte que mais chamava atenção, sem dúvida, era o nome da criança: Sasha. Xuxa já tinha escolhido antes de saber o sexo, então, independentemente de ter nascido menino ou menina, o nome seria Sasha de um jeito ou de outro.

A intenção de Xuxa, aparentemente, era que o nome da Sasha fosse unissex. Ocorre que Sasha não é um nome unissex, é um diminutivo russo para Alexander (Alexandre), usado na Rússia exclusivamente para meninos. Embora atualmente, a filha mais nova de Barak Obama, Natasha Obama, usa o apelido Sasha nas redes sociais.

Na época, além do nome polêmico, rolou um boato que dizia que Xuxa tinha “patenteado” o nome da filha, sendo que, segundo as fofocas, ninguém mais poderia registrar Sasha como nome próprio além dela. Xuxa tem dinheiro, poder e influência, mas não chega a tanto: todos podem ter uma “marca registrada” se for o caso de uma empresa, mas ninguém pode ter monopólio de um nome civil. Acontece que, como poucas pessoas conhecem uma Sasha, parece que esse “impedimento” realmente existe.

Mas na verdade, as pessoas não usaram Sasha por que é feio mesmo. Qualquer um que seja esquisito o suficiente para gostar desse nome, especialmente para uma menina, vai poder registrar sim, sem problema nenhum, em qualquer cartório do Brasil; Ele não virou moda por que realmente é um nome que desagradou a grande maioria dos fãs da apresentadora. É tão ruim que ninguém quis copiar (e olha que o povo adora copiar nome de filho de celebridade!).

Em um site sobre questões especificas de Direito, há um exemplo muito claro sobre a questão do “nome civil”. Encontra-se lá que alguém entende que a proteção ao nome seria uma questão de patrimônio, dos bens da pessoa. Está errado, pois se trata do nome civil. Segundo a nota: “Não podemos fazer comércio com o nome civil. Adquirimos direitos econômicos através do nome empresarial apenas. Há uns anos atrás, saía na internet que o nome “Sasha” estava protegido de eventuais registros. Pensou-se que a Xuxa queria dar exclusividade ao nome de sua filha, impedindo que qualquer outra pessoa desse o mesmo nome à filha. Não era o caso. Essa proteção só valeria caso a Xuxa quisesse fazer algo como uma boneca da Sasha, o que empregaria o nome comercial, mas não o nome civil. Então, quem quiser dar o nome de Sasha à filha pode”. Você encontra essa explicação aqui.

Até por que, caso essa história da Xuxa ter patenteado o nome da Sasha tivesse algum fundo de verdade, não teriam nascido 5 Sasha’s em São Paulo, segundo a lista da Arpen/SP, no ano de 2015. E teve também uma Sacha. Agora, se são meninos ou meninas, impossível dizer. E nem teria 799 pessoas chamadas Sasha no Brasil, de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Essas foram claramente influenciadas pela Xuxa, uma vez que desse total, 739 são mulheres e muito mais da metade nasceu nos anos 90. 

Isso por que, a filha da Xuxa se chama Sasha, mas o filho da Shakira também. Na verdade, entre a loira brasileira e a loira colombiana, Shakira levou a melhor: Sasha é um apelido russo para Alexandre, por tanto, masculino.

Eu acho Sasha terrivelmente complicado seja para menina ou para menino, por que não é um nome – é um apelido/ diminutivo – e por que tem uma sonoridade desagradável com sons sibilantes. É muito som de “X”, acaba lembrando “salsicha”, e até rolou um trava-línguas que era “Xuxa, a Sasha fez xixi no chão” (tente dizer isso 10 vezes bem rápido). Além disso, parece que a Xuxa colocou esse nome para ficar parecido ou rimar com o apelido que a deixou famosa.

Agora, você há de convir: A Sasha cresceu e ficou linda, e tem uma personalidade muito autêntica. Ela até se arriscou como atriz no filme “Xuxa e o Mistério da Feiurinha”, mas não deu muito certo e atualmente ela é jogadora de vôlei. Não sei se o nome atrapalha a sua vida e se ela gosta dele ou não, já que é reservada e bastante anti-mídia.

Eu não me importo com isso, com toda a sinceridade, pois acho que o nosso animal de estimação também merece ter um nome escolhido por que gostamos e por que é lindo, mas tem gente que se incomoda com essas besteiras então eu preciso dizer: Sasha é um dos nomes mais usados em cachorrinhos/cadelinhas. Se isso te incomoda, fica a dica.

Quanto ao significado, sendo um diminutivo russo de Alexander (em russo, Aleksandr), que vem do grego, quer dizer “aquele que defende os homens”, “defensor da humanidade”. Se você está considerando usá-lo, fica aqui um resumo:

- É um nome masculino; Mas você nunca vai poder usar em um menino sem que ele se depare com a referência à Sasha.

- Por outro lado, se você usá-lo numa menina, você nunca vai se livrar do fato que internacionalmente é um nome masculino;

- Ele tem sons de S e X repetidos e isso gera dificuldade de pronúncia. Lembro da minha vó falando sobre o nome da filha da Xuxa e dizendo “Sucha”, “Xaxa”, “Xassa”, tudo, menos “Saxa”.

- Não tem como usar nome duplo. Como o cúmulo da bizarrice, a filha da Xuxa é Sasha Maria (ouvi isso num programa em que a Xuxa entrevistava a Mariah Carey) Tem como alguma coisa combinar menos? Um apelido internacional russo masculino + um nome clássico português? Simplesmente terrível.

- Cuidado com o sobrenome. Sasha é um nome que pede um sobrenome internacional, no caso de Sasha Meneghel Szafir a coisa ficou bem apresentável até, mas uma Sasha da Silva, além de ficar estranho do ponto de vista de “nacionalidade”, gera mais um som sibilante “Saxadasilva”. Além disso, precisa cuidar trocadilhos.

- Se depois de ler tudo isso você ainda está seguro sobre esse nome, vai fundo. Mas não diga que não foi avisado se depois sua filha ou filho detestar o nome. No geral, ele não é um nome tão terrível que vá causar traumas profundos numa criança, mas o fato de que uma celebridade famosíssima usou, e não ficou popular em momento nenhum ao longo dos dezessete anos dela, é um indicativo que bonito e agradável realmente não é.




.


18 comentários:

  1. Que matéria meia boca viu ?!quanto preconceito com um nome tão bonito

    ResponderExcluir
  2. Que matéria meia boca viu ?!quanto preconceito com um nome tão bonito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto não se discute, e se você acha normal colocar um nome masculino em uma menina, ok. Gosto é igual braço...

      Excluir
    2. Ninguém é obrigado a gostar do nome.. se você gostou bom pra você, põe na sua filha ou no seu filho... Agora só pq você gostou todo mundo tem que gostar?

      Excluir
  3. Gostei da matéria, com boas pesquisas etc. Por isso gostaria de deixar o meu comentário também... Em 1980 montei uma confecção de moda em Goiânia, a SACHA'S CORPORATION, gostei desse nome e registrei a marca Sacha no INPI, em 1982 nasceu o meu filho e colocamos o nome dele de Sacha Begara de Miranda. Mas sem problemas a Xuxa colocar o nome na linda filha dela de Sasha, até gostaria que os dois se conhecessem, daria um lindo casal. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente sua família tem tradição em nomes diferentes" Afinal, Geovah também não é dos mais "normais" heehe parabéns

      Excluir
  4. Boa matéria, bem pesquisada. Gosto tanto desse nome que em 1980 montei uma confecção de moda a SACHA'S CORPORATION e registrei a marca no INPI, em 1982 dei esse nome ao meu filho Sacha Begara de Miranda. A filha da Xuxa, Sasha é linda, gostaria que ela conhecesse o meu filho, formariam um lindo casal. rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Na verdade serve como apelido tanto para Aleksandr quando para Aleksandra, e é um apelido bem comum para Natasha, que se não me engano também tem origem no leste europeu.
    Após uma rápida pesquisa descobri que na Rússia é realmente mais comum para meninos, mas nos EUA e Inglaterra é mais comum em meninas mesmo. Na França tem dos dois. São os países onde o nome é mais comum.
    Vc acha fácil em sites de nomes pra bebês. Um dos que eu chequei: http://www.behindthename.com/name/sasha. Em inglês.
    Outras famosas com o nome:
    Sasha Pieterse. - Pretty little liars. Origem Sul Africana
    Sasha Alexander - NCIS. Dos EUA.
    E vários atletas russos, mas aí são homens.

    ResponderExcluir
  6. Aquela atriz do Pretty Little Liars se chama Sacha

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe dizia que meu nome ia ser Sasha, so que quando foi me registra não deixaram por esse nome em mim, então Xuxa deve ter feito isso msm..., E eu não acho o nome feio e sim um nome diferente.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Sasha, nasci antes da filha da Xuxa, sempre fui zoada na escola de filha da Xuxa, eu tinha uns 10 anos quando ela nasceu, as pessoas mais velhas nunca falaram meu nome corretamente, mas eu fui morar fora do Br, tudo mudou, hj eu amo meu nome, estava pesquisando por numerologia e acabei nessa página... sorte aí a todos..

    ResponderExcluir
  9. PRA MIM SOA COMO APELIDO.
    REGISTREI MINHA FILHA ANA CAROLINA E ME ARREPENDI POIS SÓ A CHAMAMOS DE CAROLINA.

    ResponderExcluir
  10. EXISTE UM OUTRO TRAVA LÍNGUAS QUE É:

    A Sasha saiu da Xoxota da Xuxa.

    Eu morria de rir quando o povo falava desse trava línguas.

    ResponderExcluir
  11. Sasha é nome de menina também!Eu não daria pra uma filha minha,mas o nome da filha de uma cantora russa que eu gosto é Alexandra e ela chama a filha de Sasha como apelido.

    ResponderExcluir