quarta-feira, 13 de abril de 2016

Sancha

.

Um nome tradicional português, mas que anda esquecido por lá. Já no Brasil, um nome significativamente inexistente. Somos sempre otimistas para acreditar que num universo de nomes onde os populares predominam de modo agudo, haja espaço para nomes antigos, incomuns e originais.

Em Portugal, recuperaram Matilde e Leonor de mundos medievais, que saíram do passado saltando direto para o topo das listas de registros. Se for olhar, no Brasil é a mesma coisa, só que com nomes diferentes: Sofia e Alice eram nomes que remontavam do século passado e hoje ocupam o primeiro  e segundo lugar do Top 100. Assim, por que não Sancha?

Sancha tem raiz no latim “sanctus”, que significa “santo” ou “sagrado”. Não é comum há várias décadas em Portugal, e nunca o foi no Brasil, embora não seja possível ter certeza quando a registros mais antigos. Em 2014, em Portugal, foram registradas duas meninas chamadas Sancha, e foram registrados os compostos Maria Sancha (3 vezes) e Sancha de Santa Maria (uau!), o que dá um total pobre de 6 Sanchas registradas no país. Desnecessário dizer que no Brasil, não há nenhum registro computado.

Hoje, o nome é bastante raro, mas no passado, foi um queridinho da realeza: ele foi o nome de várias princesas e infantas de Portugal e Espanha. A saber: Sancha de Aragão, filha de Alfonso II de Nápoles; Sancha de Aragão (1186-1241), princesa de Aragão, condessa consorte de Toulouse e Marquise de Provence;  Sancha de Aragão (1246-1262), princesa e freira aragonês; Sancha de Aragão (1285-1345), princesa de Mallorca e rainha consorte do Reino de Nápoles; Sancha de Castela, Rainha de Aragão; Sancha Sanchez de Castela, a princesa consorte castelhano e condessa de Barcelona; Sancha de Leão, rainha de León; Sancha II de Leão, rainha de León; Sancha de Leão e Castela, Rainha de Navarra; Sancha de Navarra, princesa de Navarra; Sancha Sanchez de Navarra, rainha consorte de Leão, consort condessa de Alava e Condessa consorte de Castela; Sancha de Portugal, religioso Português; Sancha de Provence, Condessa consorte de Cornwall e rainha consorte do rei da Alemanha.

Por aproximação sonora, lembra também o nome da famosa personagem da obra de George Martin, Game of ThronesSansa Stark. Sou da opinião que o autor deve ter inspirado-se em uma das princesas reais existentes no passado para construir a personagem da Sansa, e simplesmente trocou o “Ch” por “S”, tornando-0 um nome único, assim como fez com vários outros nomes da saga.

Em Portugal, ele tem potencial para se tornar apreciado pelas classes altas e com vínculos aristocratas, ou então, por pessoas que estudam / gostam da história de Portugal. A sonoridade interessante e a imagem de princesas ibéricas medievais é algo que soa muito lendário, soa a “contos de fadas”. Isso faz o nome parecer muito interessante.

No Brasil, é preciso ser bem mais ousado para usar esse nome, visto que a história de Portugal não é tão bem vista quando lá. Mas seria uma opção muito ousada, que eu vejo na conta de algum artista despojado, moderno e que não quer escolher “qualquer nome” para uma filha. Aliás, se a Xuxa tivesse escolhido Sancha ao invés de Sasha, eu teria respeitado bem mais seu gosto onomástico. E talvez, o nome seria até popular no Brasil.


.

5 comentários:

  1. Existem outros nomes que remetem ao termo "santo", podemos citar Olga, Laila (que é uma variação de Olga em alguns países) e Ariadne. Sancha tem alguns problemas devido ao personagem Sancho Pança...talvez a ligação com "pança" não seja a mais agradável. Não obstante, Sancha rima com lancha. Para ser sincera, eu não acho Sasha ruim, apesar de ser masculino internacionalmente, mas está tão na moda nomes unissex. Também não sou a maior fã de Sansa (esse final "(â)nsa" é muito pesado...dá uma ânsia).Enfim, o significado é belo "santa", mas não é um nome que escolheira. Sem dúvidas os pais vão demonstrar certo toque de ousadia, mas é preciso ter em mente que o portador do nome é a futura menina, então é preciso incdentivar a construção de uma personalidade forte e empoderada e sobretudo que goste do próprio nome como fator de reconhecmiento social.

    ResponderExcluir
  2. Sou do Brasil e meu nome é sancha
    Paraibana.no momento morando em São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa meu nome é Sancha e também sou paraibana

      Excluir
  3. Minha mãe nasceu no nordeste Baiano,cidade de Canudos Ela chamava_se Sancha nasceu em 1933 e faleceu 2014.

    ResponderExcluir
  4. Minha bisavó chamava se Sancha

    ResponderExcluir