terça-feira, 12 de abril de 2016

Sâmea & Sâmia

.

Este sem dúvida é um nome diferente, e gera aquele primeiro estranhamento quando ouvimos/lemos pela primeira vez. É um daqueles nomes que as pessoas – gostando dele ou não – não conseguem ficar alheias. Sâmea ou Sâmia parecem ser uma forma feminina de Samee (que também é encontrado na grafia Sameeh) que vem do árabe e significa “Aquele que ouve”. Aparentemente, a grafia original da forma feminina, Sameea, originou Samea (em inglês) que passou para o português como Sâmea.

Sâmia, pode ser uma variante de Sameea, como também pode significar “sublime, elevada”, a partir de variante de outro nome feminino, Sami, encontrado no árabe, a partir das versões Samiya e Samia. Então, por esse ponto de vista, não podemos dizer se Sâmia sofreu uma modificação de grafia em relação à Sâmia ou se são nomes diferentes: o fato é que são muito parecidos.

As duas versões do nome não são nada usuais no Brasil, exceto, talvez, em locais onde há imigração árabe. Como referências podemos citar Samea Noori - designer afegã; Samia Ysuf Omar - corredora somaliana; Sâmia Maluf - ex modelo brasileira; Sâmya Maia - cantora brasileira; Samiya Mumtaz - atriz paquistanesa.

Como todo nome árabe, Sâmia ou Sâmia tem sua elegância e charme, já que remetem ao exótico mundo que eles representam no nosso imaginário. Não são nomes usados em demasia, ou seja, provavelmente uma Sâmia ou Sâmea nascida hoje no Brasil será, na maioria dos lugares que frequentar, única.


Particularmente, no caso de nomes árabes, por mais que seja tentador aportuguesar, eu prefiro as grafias originais do nome. Ninguém hoje em dia é tão pouco escolarizado que não possa entender um nome como Sameea ou Samyia, e acho que aportuguesar e colocar um acento circunflexo tira toda a configuração “árabe” do nome. 


.

5 comentários:

  1. A minha primeira paciente se chamava Sâmia, em meu trabalho atendi 6 Sâmias em 10 anos, eu sendo a mais velha kkkk outro dia um rapaz disse que a filha se chama Sâmia e ele achou ué a esposa que tinha inventado, falei provavelmente sua esposa me conheceu kkk

    ResponderExcluir
  2. Samia Elquia nome composto e único 🥰

    ResponderExcluir